22.5 C
Brasília
12 mar 2026 19:18

São Paulo registra primeiro caso de sarampo em 2026

Paciente de seis meses não vacinada adquiriu doença em viagem à Bolívia

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou o primeiro caso de sarampo no estado em 2026, que também é o primeiro registro da doença no Brasil este ano. A paciente é uma menina de seis meses, não vacinada, que esteve na Bolívia em janeiro. O caso foi notificado em fevereiro e confirmado por exames laboratoriais, conforme informado nesta quarta-feira (11/Mar).

Durante o ano de 2025, o Brasil registrou um total de 38 casos confirmados de sarampo. O estado de São Paulo teve dois casos, ambos importados. A distribuição nacional dos registros incluiu o Distrito Federal (1), Rio de Janeiro (2), Rio Grande do Sul (1), Tocantins (25), Maranhão (1) e Mato Grosso (6).

Vacinação

A imunização é a principal medida para evitar a doença. A vacina contra o sarampo faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e o esquema padrão para crianças prevê a primeira dose aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses.

Para pessoas que não possuem comprovante de vacinação na infância, o protocolo é ajustado por idade. Indivíduos de 5 a 29 anos devem receber duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias. Para a faixa etária de 30 a 59 anos, uma única dose é indicada.

O que é a doença

O sarampo é uma doença infecciosa altamente contagiosa, que historicamente representou uma das principais causas de mortalidade infantil no mundo. O Ministério da Saúde alerta que a enfermidade continua a ser um desafio para a saúde pública, principalmente em locais com baixas taxas de imunização.

A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa pela via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Os sintomas característicos incluem erupções avermelhadas na pele e coceira intensa nas mãos. O diagnóstico preciso é fundamental, pois os sinais podem ser confundidos com os de outras doenças virais.

O potencial de contágio do sarampo é elevado, com uma pessoa infectada podendo transmitir o vírus para 90% dos indivíduos próximos que não estejam imunes. O período de transmissão pode ocorrer entre seis dias antes e quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

Alerta da OMS para as Américas

Em fevereiro deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta para os países das Américas em função do aumento no número de casos na região. Na transição de 2024 para 2025, foi registrado um crescimento de 32 vezes no total de contágios de sarampo no continente.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Zanin nega pedido para determinar criação da CPI do Banco Master

Por Kleber Karpov O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal...

PGR pede condenação de Ramagem por crimes do 8 de janeiro

Por Kleber Karpov A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao...

Toffoli se declara suspeito e deixa julgamento de banqueiro e relatoria da CPI do Banco Master

Por Kleber Karpov O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal...

RenovaDF inicia processo de qualificação profissional para cerca de 15 mil alunos

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou,...

Dia do Rim indica importância de exames de rotina no cuidado com a saúde

Por Kleber Karpov Em celebração ao Dia Mundial do Rim,...

Palmas entra no circuito nacional do compliance com congresso sobre integridade e governança

Por Kleber Karpov A capital do Tocantins, Palmas, sediará em...

DER-DF convoca proprietários de veículos apreendidos para a retirada dos bens

Por Kleber Karpov O Departamento de Estradas de Rodagem do...

Destaques

GDF inaugura segundo Cepi em Taguatinga com mais de 200 vagas para primeira infância em período integral

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou,...

Zanin nega pedido para determinar criação da CPI do Banco Master

Por Kleber Karpov O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal...

PGR pede condenação de Ramagem por crimes do 8 de janeiro

Por Kleber Karpov A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao...

Toffoli se declara suspeito e deixa julgamento de banqueiro e relatoria da CPI do Banco Master

Por Kleber Karpov O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal...

RenovaDF inicia processo de qualificação profissional para cerca de 15 mil alunos

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou,...