18.5 C
Brasília
12 fev 2026 05:30

Atenção básica de saúde ganha reforço com funcionamento da UBS 9 em Santa Maria

UBS 9 reforça atenção primária e amplia acesso a serviços de saúde para 20 mil pessoas em Santa Maria

Por Kleber Karpov

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) e a vice-governadora, Celina Leão (Progressistas) visitaram, nesta quarta-feira (11/Fev), a Unidade Básica de Saúde (UBS) 9 da Região Administrativa (RA) Santa Maria.A unidade, com registro de 300 atendimentos diários, desde a inauguração em setembro de 2025, oferece um importante reforço à atenção básica de saúde da comunidade local.

Durante a visita, Rocha destacou a importância e o papel estratégico da UBS à Atenção Primária de Saúde (APS) para a região, como uma importante porta de entrada ao Sistema Único de Saúde (SUS), ao ofertar cobertura em Santa Maria a cerca de 20 mil usuários do SUS.

O chefe do Executivo, indicou ainda que a estrutura da UBS 9, deve ser utilizada como um modelo às futuras construções dessas unidades no DF, em decorrência dos traços arquitetônicos, que traz leveza, iluminação natural e jardins.

“Eu fiquei muito encantado com a forma da construção, trazendo leveza para a UBS, iluminação natural e bastante jardim. É uma obra que vai servir de modelo para outras que nós temos que fazer no Distrito Federal”, disse Rocha.

Recursos humanos

A unidade opera com quatro equipes completas da Estratégia Saúde da Família (ESF), cada uma composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS). Diariamente, a UBS 9 realiza em média 300 atendimentos gerais, demonstrando sua relevância para a comunidade local e sua capacidade de lidar com a alta demanda.

Os serviços oferecidos abrangem laboratório, farmácia — com uma média de dispensação de cerca de 140 receitas por dia — e salas dedicadas a vacinação, curativos e procedimentos clínicos. A UBS 9 também facilita a inserção de PIS e desenvolve ações do Programa Saúde na Escola (PSE), além de servir como campo de estágio para a formação de profissionais e abrigar um Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde.

“É aqui que começa tudo na saúde, é exatamente na unidade básica de saúde para que depois, descoberto e feito o diagnóstico, seja encaminhado para a rede hospitalar. Então é esse modelo que nós temos que deixar implementado nessa expansão da atenção primária na nossa capital”, afirmou Rocha.

Impacto na saúde pública

O investimento na atenção básica é crucial para desafogar as emergências hospitalares, segundo o secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda. Ele destacou que a atenção primária é capaz de solucionar aproximadamente 80% dos casos de saúde, contribuindo diretamente para a redução da sobrecarga nas emergências.

“A atenção primária à saúde é capaz de resolver cerca de 80% dos casos. A partir do momento que você investe mais em atenção primária, você diminui a sobrecarga nas nossas emergências”, explicou Lacerda.

O secretário também enfatizou os recursos da unidade, afirmando: “Nós temos aqui quatro equipes de Saúde da Família, consultórios modernos, odontologia, sala de vacina, sala de medicação e um grande diferencial, que são as práticas integrativas para a população.”

Moradores de Santa Maria expressaram satisfação com a nova unidade. Irailde Bento dos Santos, dona de casa de 52 anos e residente há 18 anos na região, celebrou a melhoria no acesso aos serviços de saúde. “Isso aqui foi o melhor que aconteceu em 2025. Antes eu saía quatro horas da manhã para conseguir atendimento em outro posto, agora a gente chega e já é atendida”, explicou.

Para Irailde Bento, o acolhimento oferecido na unidade é um diferencial. “O atendimento aqui é muito bom, a gente se sente bem”, afirmou.

Maria de Jesus Nascimento, moradora de 64 anos, também destacou a proximidade e a qualidade da estrutura. “Estou amando, porque ficou muito próximo da gente. Antes eu precisava ir para outro hospital, agora faço consulta e exame aqui mesmo”, disse ao elogiar a estrutura física “Está tudo muito bonito. Parece até um hospital particular, às vezes até melhor”, concluiu.

Investimentos

A entrega da UBS 9 é parte de um plano mais amplo do Governo do Distrito Federal (GDF) para fortalecer o sistema de saúde e a infraestrutura de Santa Maria. Desde 2019, o GDF investiu R$ 206 milhões em obras na região administrativa, que conta com 121.635 moradores, priorizando mobilidade, educação, saúde e infraestrutura geral.

Infraestrutura local

Os maiores aportes foram direcionados ao Setor Habitacional Ribeirão/Porto Rico, que recebeu obras de pavimentação, drenagem pluvial e sinalização. Essas intervenções melhoraram o acesso e reduziram problemas históricos de poeira e alagamentos na área.

Outras melhorias de infraestrutura na cidade incluem a pavimentação e iluminação da VC-371 (Total Ville), a implantação da marginal da BR-040 e a construção da rodoviária, reforçando a integração do transporte público e a mobilidade regional.

Na área da educação, os recursos foram aplicados na construção da Escola Técnica de Santa Maria e de dois centros de educação da primeira infância (Cepis) — creches nas quadras CL 201 e EQ 215/315 —, ampliando a oferta de vagas para crianças.

Em saúde, Santa Maria ganhou duas unidades básicas de saúde desde 2019: uma segunda unidade da UBS 6, inaugurada em dezembro de 2023, e a UBS 9, entregue em setembro de 2025. Juntas, essas unidades ampliam a cobertura da atenção primária e fortalecem o atendimento à população da região administrativa.

A região também foi beneficiada por outras melhorias estruturantes, como a reforma da Barragem de Santa Maria, implantação de subestação na ADE Polo JK, obras de esgotamento sanitário na QR 119 e a criação de uma ciclovia que conecta Santa Maria ao Gama. Adicionalmente, foram realizadas diversas ações complementares de iluminação pública, acessibilidade, instalação de abrigos de ônibus e recuperação viária.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

MPDFT e MP de Portugal assinam acordo para fortalecer atuação conjunta

Por Kleber Karpov O Ministério Público do Distrito Federal e...

Nova CNH: Detran regulamentada atuação de instrutores de trânsito

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

IGESDF amplia pesquisas e reforça protagonismo feminino na ciência

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Mulheres atuam na vanguarda da pesquisa em saúde pediátrica no Hospital da Criança

Por Kleber Karpov Pesquisadoras do Hospital da Criança de Brasília...

MEC revoga edital para criação de cursos particulares de medicina

Por Kleber Karpov O Ministério da Educação (MEC) revogou, na...

PF quer suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) pediu ao presidente...

Anvisa indica vacina contra o HPV para prevenir mais tipos de câncer

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Ibaneis Rocha anuncia expansão do BRT para Santa Maria

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou a...

Destaques

MPDFT e MP de Portugal assinam acordo para fortalecer atuação conjunta

Por Kleber Karpov O Ministério Público do Distrito Federal e...

Nova CNH: Detran regulamentada atuação de instrutores de trânsito

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

IGESDF amplia pesquisas e reforça protagonismo feminino na ciência

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Mulheres atuam na vanguarda da pesquisa em saúde pediátrica no Hospital da Criança

Por Kleber Karpov Pesquisadoras do Hospital da Criança de Brasília...

MEC revoga edital para criação de cursos particulares de medicina

Por Kleber Karpov O Ministério da Educação (MEC) revogou, na...