18.5 C
Brasília
11 fev 2026 05:09

Saúde do DF oferece remédio contra doenças respiratórias a prematuros extremos

Distrito Federal oferece imunização contra vírus sincicial respiratório a crianças nascidas prematuras

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) iniciou nesta teTodos os postsrça-feira (10/fev), a aplicação de novas doses do palivizumabe para prematuros extremos nascidos em 2025, e do nirsevimabe para bebês nascidos de até 36 semanas e 6 dias de gestação, e até 24 meses que apresentem comorbidades, em oito unidades da rede pública do DF. O objetivo é reforçar a proteção contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite e outras infecções graves em crianças pequenas, especialmente durante o período de sazonalidade, que ocorre entre fevereiro e julho para o palivizumabe e se estende até 1º de agosto para o nirsevimabe.

Palivizumabe x VSR

Famílias com bebês de menos de um ano (até 11 meses e 29 dias) que nasceram com idade gestacional menor do que 29 semanas (até 28 semanas e 6 dias) e que já receberam o palivizumabe em 2025 estão aptas a levar seus filhos para receber novas doses. A aplicação do medicamento será realizada em oito unidades da SES-DF até o final de julho, sem previsão de prorrogação.

A ação de 2026 visa concluir o esquema vacinal das crianças que iniciaram a imunização no ano anterior, seguindo o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. O medicamento é fundamental para proteger os recém-nascidos do VSR, que causa bronquiolite e outras infecções respiratórias graves, com maior incidência entre fevereiro e julho, período conhecido como sazonalidade.

A médica Juliana Queiroz, referência técnica distrital (RTD) de pediatria da SES-DF, sublinhou a relevância do tratamento. “O palivizumabe é um divisor de águas na vida de crianças que nasceram ou vierem a nascer prematuras extremas, com problemas pulmonares ou cardíacos”, disse.

“Nos últimos 14 anos, conseguimos evitar casos graves e até óbitos em uma população extremamente frágil nos primeiros 2 anos de vida, fortalecendo o sistema imunológico dessas crianças, principalmente durante a sazonalidade”, explicou Juliana Queiroz.

A mãe Amanda Carolina de Sousa, cujo filho Mathias nasceu com 28 semanas de gestação e desenvolveu broncodisplasia e problemas motores, expressou sua gratidão. “Eu fico muito feliz pela opção do palivizumabe, porque sabemos o quão complicado e sofrido pode ser caso ele venha a ter bronquiolite”, relatou ao ponderar que “seria um grande risco para o meu filho. Então, fico grata e esperançosa”, completou.

Para que a criança receba o palivizumabe, é indispensável apresentar prescrição e relatório médicos atualizados. Esses documentos devem conter o nome da criança e da mãe, data de nascimento, idade gestacional, peso ao nascer e atual, além de uma descrição recente do quadro clínico e detalhes sobre comorbidades relacionadas à prematuridade. Não há necessidade de termo de consentimento.

A rede pública dispõe de 460 doses do palivizumabe, em frascos de 50mg e 100mg, administradas conforme o peso do bebê. As aplicações são mensais, totalizando cinco doses, ou até a criança atingir 11 meses e 29 dias de vida, cobrindo todo o período de sazonalidade. Júlia Dantas, gerente substituta de Assistência Farmacêutica Especializada da SES-DF, afirmou que o estoque é suficiente.

“A estimativa inicial é de recebermos cerca de 60 crianças, já que este ano a aplicação do palivizumabe será para concluir aquelas realizadas no ano passado em prematuros extremos”, esclareceu Júlia Dantas.

Nirsevimabe, nova estratégia de imunização

Paralelamente, a SES-DF já implementou a aplicação do nirsevimabe, um novo medicamento para bebês nascidos de até 36 semanas e 6 dias de gestação, e para aqueles com até 24 meses que possuam comorbidades. Essa nova abordagem para combater o VSR permanecerá ativa até 1º de agosto deste ano, visando ampliar o acesso à proteção.

O novo medicamento, na prática, vai substituir o palivizumabe, o qual é aplicado no Brasil desde 2012. A partir do ano de 2027, o nirsevimabe será o medicamento de escolha para imunizar todas as crianças nascidas prematuras no Distrito Federal.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Hospital de Sobradinho recebe novos equipamentos e ampliam cirurgias de endometriose

Por Kleber Karpov Novos equipamentos de videolaparoscopia foram adquiridos pelo...

OCDE indica crescimento na satisfação dos brasileiros com o SUS

Por Kleber Karpov A percepção positiva dos brasileiros em relação...

GDF entrega dignidade à comunidade na Cidade Estrutural

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) concluiu,...

Projeto Gamifica recebe aporte de R$ 15 milhões em investimentos

Por Kleber Karpov O projeto Tecnologia em Jogo-Gamifica, uma colaboração...

Defesa de Bolsonaro tem 10 dias para se manifestar ao STM sobre perda de patente

Por Kleber Karpov O ministro do Superior Tribunal Militar (STM),...

Relator no TSE vota contra cassação do senador Jorge Seif

Por Kleber Karpov O ministro Floriano de Azevedo Marques, do...

Pesquisa traça panorama socioeconômico do Entorno do DF e fortalece políticas públicas

Por Kleber Karpov A Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios...

Destaques

Hospital de Sobradinho recebe novos equipamentos e ampliam cirurgias de endometriose

Por Kleber Karpov Novos equipamentos de videolaparoscopia foram adquiridos pelo...

OCDE indica crescimento na satisfação dos brasileiros com o SUS

Por Kleber Karpov A percepção positiva dos brasileiros em relação...

GDF entrega dignidade à comunidade na Cidade Estrutural

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) concluiu,...

Celina Leão apresenta o ‘DF no Ponto’, aplicativo que engloba mobilidade e segurança no transporte público

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Transporte e...

Projeto Gamifica recebe aporte de R$ 15 milhões em investimentos

Por Kleber Karpov O projeto Tecnologia em Jogo-Gamifica, uma colaboração...