Por Kleber Karpov
O GDF iniciou nesta quarta-feira (02/Fev), um projeto-piloto de videomonitoramento em passarelas subterrâneas do Plano Piloto. A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). As câmeras instaladas nas passagens a Segurança passa a atuar preventivamente na inibição de crimes além de aumentar a sensação de segurança para os pedestres e agilizar, o tempo de resposta das forças de segurança em ambientes urbanos.
O projeto inicial contempla o monitoramento de quatro passarelas subterrâneas, sendo uma na Asa Norte e três na Asa Sul. Atualmente, a passarela localizada entre as quadras 103/203 da Asa Norte encontra-se em fase de testes, contando com quatro câmeras já instaladas e integradas ao sistema de videomonitoramento da SSP-DF.
Na Asa Sul, o plano prevê a instalação de doze câmeras, distribuídas em três passagens que conectam as quadras 101/201, 103/203 e 105/205. Embora os equipamentos já estejam no local, eles aguardam a conclusão da energização elétrica para iniciar a operação. Cada passarela será equipada com quatro câmeras posicionadas de forma estratégica para assegurar ampla cobertura dos fluxos de pedestres.
As imagens captadas por esse sistema serão direcionadas e acompanhadas conjuntamente pelos centros de monitoramento da SSP-DF e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), além do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). Essa integração visa otimizar a fiscalização e a resposta a possíveis ocorrências nas áreas monitoradas.
Política de segurança
A parceria entre a SSP-DF e a Novacap é essencial para o sucesso do projeto. Um acordo de cooperação técnica entre os órgãos está em fase de estudo. O objetivo é consolidar ações permanentes de segurança e coibir a depredação dessas estruturas urbanas, que são vitais para a mobilidade da população.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, destacou a importância da iniciativa. “Estamos avançando na ampliação do videomonitoramento em áreas estratégicas da cidade, com foco na prevenção e na proteção do cidadão. As passarelas subterrâneas são equipamentos urbanos fundamentais para a mobilidade e precisam oferecer condições adequadas de segurança. Esse projeto-piloto nos permite testar soluções, aprimorar processos e, gradualmente, expandir o monitoramento para todas as passagens da Asa Norte e da Asa Sul”, disse.
O presidente da Novacap, Fernando Leite comentou a complexidade de se atuar preventivamente contra a prática de crimes em ambientes semelhantes e do impacto da parceria com a Segurança Pública do DF.
“Sabemos a complexidade que é a situação das passagens subterrâneas, e por isso estamos atentos, enquanto governo, em firmar parcerias para oferecer um serviço de excelência para a população, com o acordo de cooperação técnica entre SSP, com as câmeras de segurança, a CEB, na iluminação, e a Novacap, na manutenção e zeladoria constante dos espaços, através de pintura, recomposição do piso e substituição de grelhas danificadas”, destacou Leite.
A revitalização das passarelas subterrâneas no Plano Piloto integra a política de Prevenção Criminal pelo Desenho do Ambiente. Esta política foi instituída no Distrito Federal em janeiro deste ano por meio de portaria. Ela estabeleceu oficialmente o Diagnóstico de Segurança Territorial como uma ferramenta estratégica para subsidiar políticas públicas de segurança.
Com a ação, o DF se torna pioneiro no país na adoção dessa metodologia como uma política de Estado. A iniciativa tem como meta orientar intervenções urbanas específicas para reduzir vulnerabilidades e, consequentemente, prevenir a violência de forma eficaz.
Sandro Avelar também ressaltou o papel da metodologia na prevenção de crimes. “Estamos transformando a prevenção em política pública permanente, com método e evidência, atuando antes que a violência se instale e reorganizando os espaços urbanos para fortalecer, de forma duradoura, a proteção e a sensação de segurança da população”, afirmou.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










