Hackathon: 128 inscritos entram na disputa por soluções para modernizar o Participa DF

Desafio mobiliza população, fortalece transparência e participação cidadã

Por Redação

O 1º Hackathon em Controle Social do Governo do Distrito Federal — Desafio Participa DF — encerrou o período de inscrições com 128 participantes, no Distrito Federal, em data anterior a 02/Fev/2026, demonstrando o interesse da sociedade em colaborar com soluções tecnológicas para aprimorar o Participa DF, plataforma digital de ouvidoria e acesso à informação do GDF, visando fortalecer a transparência e a participação social.

A iniciativa, lançada em novembro de 2025 durante a Semana Internacional de Controle e Combate à Corrupção, é da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e patrocinada pelo Fundo Distrital de Combate à Corrupção. O desafio busca aproximar o governo e o cidadão por meio da inovação. Os participantes, incluindo desenvolvedores, designers, estudantes e profissionais de tecnologia, foram distribuídos em duas categorias.

Do total de inscritos, 82 se dedicaram à categoria de acesso à informação. O objetivo era criar modelos para identificar automaticamente pedidos com dados pessoais, garantindo maior segurança e conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Na categoria ouvidoria, 46 participantes trabalharam na criação de uma versão PWA (Progressive Web App) do Participa DF. Esta versão deverá permitir o envio de manifestações por texto, áudio, vídeo e imagem, com acessibilidade plena, protocolo automático e a opção de anonimato para os usuários.

Avaliação e premiação

As soluções propostas pelos inscritos passarão por uma avaliação técnica intensiva. Este processo ocorrerá entre 02 e 20 de fevereiro de 2026. A condução da avaliação será feita pela subcontroladoria de Tecnologia da Informação, subcontroladoria de Transparência e Controle Social e Ouvidoria-Geral, todas unidades da CGDF.

O resultado oficial do hackathon será divulgado em 23 de fevereiro de 2026. A transmissão ocorrerá através do canal TV Controladoria DF, disponível no YouTube. A premiação totaliza R$ 30 mil, valor que será distribuído entre os três primeiros colocados de cada categoria.

“O sucesso de inscrições do Desafio Participa DF mostra que a inovação aberta é uma ferramenta poderosa para aproximar governo e cidadão e fortalecer a transparência pública”, disse Daniel Lima, controlador-geral do Distrito Federal.

Para o subcontrolador de Tecnologia da Informação da CGDF, Jefferson Paravidine, “o mais interessante desse desafio é que é o cidadão melhorando uma ferramenta que, no fim, irá trazer o benefício de volta para ele mesmo”.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

19 Regiões Administrativas oferecem vacinação neste Sábado (20)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

Por Kleber Karpov Estudantes de medicina que concluírem a graduação...

Educação em saúde alerta para impactos da busca pelo corpo perfeito

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Cardiologista Vanessa Campos assume comando da FEPECS

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas). nomeou...

Doar sangue salva vidas: STF adere à campanha Junho Vermelho

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) iluminou seu...

Líderes comunitários recebem homenagem do GDF na Câmara Legislativa

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Destaques

19 Regiões Administrativas oferecem vacinação neste Sábado (20)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

Por Kleber Karpov Estudantes de medicina que concluírem a graduação...

Você é pré-candidato? Agência lança plataforma com uso de IA para gestão de campanhas eleitorais. Com promoção de adesão

PUBLIEDITORIAL A Agência VW acaba de lançar a plataforma Comitê...

Educação em saúde alerta para impactos da busca pelo corpo perfeito

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Celina Leão encaminha à Câmara Legislativa, projetos de Lei que criam RAs Ponte Alta e 26 de Setembro

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...