Por Kleber Karpov
Profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em colaboração com o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Administração Regional, realizaram no sábado (31/Jan), o Dia D da Saúde, mobilizando esforços em todo o DF para combater a dengue, oferecer vacinação contra a febre amarela, além de outras doses do calendário adulto e infantil, com exceção da BCG.
A iniciativa de combate ao mosquito *Aedes aegypti* teve foco especial na região administrativa do Sol Nascente, área que enfrentou uma epidemia de dengue no ano anterior, 2024. As equipes atuaram no mapeamento e na extinção de focos do vetor da doença.
Para conscientizar os moradores sobre a importância da prevenção e os serviços disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), equipes de Saúde da Família da SES-DF visitaram diversas residências. Além disso, foram instaladas estações disseminadoras de larvicida (EDLs) e um Carro da Vacina circulou para facilitar a imunização.
O enfermeiro Vanderson Moreira, da Diretoria Regional de Atenção Primária à Saúde (Diraps) da Região Oeste, enfatizou a relevância dessas ações. “Nós estamos cientes da nossa responsabilidade em promover o combate mais eficaz ao mosquito. Nossa meta é trazer conscientização à população, porque ela é a grande envolvida nisso, é quem nos ajuda a dar um suporte maior e a potencializar nossas ações contra a doença”, afirmou.
Gildásio Alves, feirante e morador do Sol Nascente, compartilhou sua experiência pessoal com a doença, reforçando a necessidade de prevenção. “Eu peguei dengue ano passado e quase morri. Eu tenho o maior cuidado, sempre oriento meus vizinhos de que com a dengue não se brinca. Se eu vejo água parada eu derramo na hora”, contou o morador.
Vacinação em parques e UBS
Durante o Dia D, a população do Distrito Federal teve acesso facilitado à vacinação contra a febre amarela e outras imunizações de rotina. Postos foram estrategicamente instalados em locais de grande movimentação ao ar livre, como o Parque Olhos d’Água na Asa Norte, o Parque Ezechias Hering no Guará II, o Parque Ecológico de Águas Claras e o Jardim Zoológico de Brasília. Todas as doses do calendário vacinal adulto foram oferecidas.
A enfermeira Maria Leonor Costa, responsável técnica pela sala de vacina da UBS 6 de Taguatinga, destacou a importância das ações extramuros. “A vacinação é uma ação coletiva, não apenas individual. É importante que a população atualize sua caderneta vacinal sempre que possível. As salas de vacinas das UBS estão de portas abertas e não são vinculadas a nenhum endereço. Você pode se vacinar em qualquer UBS. Perto de casa, perto do trabalho…”, ressaltou.
Catarina Tokatjian, fotógrafa, aproveitou a oportunidade para se imunizar no parque Ezechias Hering. “Se vacinar representa o respeito sobre si mesmo e, principalmente, sobre o outro. É você se imunizar e, por consequência, proteger o resto da população. Eu acho fascinante a campanha ter ido a um parque urbano, onde há bastante movimentação. Aqui eu estou perto de casa”, disse Catarina.
Febre amarela no entorno
Apesar de o Distrito Federal não registrar casos de febre amarela desde 2022, o sinal de alerta foi ativado devido à morte de 23 micos e macacos em Goiás. Os óbitos dos animais ocorreram entre setembro e janeiro do presente ano, indicando a circulação do vírus na região vizinha.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal reforça que o contágio de febre amarela não ocorre por meio de macacos e micos. Portanto, o abate desses animais não impede a transmissão da doença, que é causada exclusivamente pela picada de mosquitos contaminados pelo vírus.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










