Por Kleber Karpov
A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) lançou, nesta quinta-feira (29/Jan), o Edital de Seleção Pública de Projetos de Extensão para fomentar iniciativas inovadoras em instituições de ensino superior. O programa deve investir R$ 1 milhão no fortalecimento da integração entre o conhecimento acadêmico e as demandas da sociedade brasiliense. A proposta busca aplicar soluções científicas a desafios sociais, ambientais e econômicos da região por meio de parcerias interinstitucionais.
O edital prevê o apoio a cinco projetos de extensão, com aporte máximo de R$ 200 mil para cada proposta selecionada. Podem se inscrever instituições públicas e privadas sediadas no Distrito Federal que possuam programas de extensão ativos. Uma exigência central da chamada pública é que os projetos envolvam, obrigatoriamente, ao menos duas instituições de ensino superior para fortalecer a atuação em rede e a cooperação técnica no território.
Foco em resultados
As propostas devem estar alinhadas a eixos estratégicos como inclusão digital, sustentabilidade, saúde e empreendedorismo inovador. Segundo os representantes da fundação, o objetivo é ir além das ações tradicionais, focando na transferência de tecnologia e no desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências. Os recursos podem ser utilizados para custeio de bolsas para professores e estudantes, aquisição de materiais, equipamentos e contratação de serviços técnicos especializados.
As submissões devem ocorrer exclusivamente pelo Sistema de Informação e Gestão da FAPDF (Sigfap) entre os dias 3 de fevereiro (03/Fev) e 27 de março. O resultado preliminar deve ser publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) a partir de 30 de abril. Os projetos contemplados terão prazo de execução de 12 meses após a liberação da verba, com vigência do edital estendida até o fim de dezembro.
Clique aqui para acessar os editais da FAPDF do ano de 2026.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










