Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) estendeu, até 30 de junho, o prazo para a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) destinada a adolescentes de até 19 anos. A medida visa ampliar a cobertura imunológica de jovens de ambos os sexos com a oferta de cerca de 10 mil doses, distribuídas em cem locais de atendimento na capital.
O imunizante segue o esquema de dose única e garante proteção contra quatro tipos do vírus HPV. A composição abrange dois tipos de baixo risco, presentes em 90% das verrugas genitais, e dois de alto risco, associados a 70% dos casos de câncer de colo do útero.
A vacina atua também na prevenção de tumores em outras regiões, como pênis, boca, ânus e laringe. O vírus é sexualmente transmissível e possui capacidade de infectar pele e mucosas oral, genital e anal.
“A vacinação é uma medida segura e eficaz para prevenir diversos tipos de câncer. É a oportunidade de proteção antes da exposição ao vírus, reforçando a prevenção em saúde pública”, afirmou o chefe da Assessoria de Política de Prevenção e Controle do Câncer da SES-DF, Gustavo Ribas.
Baixa adesão
A imunização contra o HPV integra o calendário do Sistema Único de Saúde (SUS) para o público de 9 a 14 anos. A SES-DF iniciou a ampliação para a faixa de 15 a 19 anos em março de 2025, com o intuito de alcançar quem não se vacinou na idade recomendada.
O balanço da pasta aponta a aplicação de 4,5 mil doses no grupo estendido entre março e dezembro. Os números representam uma cobertura de 15,6% entre o público feminino e apenas 7,9% no masculino. A estimativa técnica indica a necessidade de aplicar mais 40 mil doses para atingir a meta de 90% de cobertura.
Segurança e restrições
A gerente da Rede de Frio Central da SES-DF, Tereza Luiza Pereira, reforça que a vacina é segura. A contraindicação restringe-se a gestantes e indivíduos com histórico de hipersensibilidade grave ou alergia à levedura. Pessoas com quadros de doenças febris agudas devem aguardar a melhora clínica antes de receber a dose.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











