Por Kleber Karpov
O Ministério da Educação publicou o Edital nº 29/2025 nesta terça-feira (23/Dez) para oficializar o cronograma do Sistema de Seleção Unificada de 2026. A maior edição da história do programa deve ofertar 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições públicas. Os interessados devem realizar a inscrição gratuita entre 19 e 23 de janeiro por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A principal novidade permite que o candidato concorra com as notas das edições de 2023, 2024 e 2025 do Enem.
O sistema deve selecionar automaticamente a melhor média ponderada do candidato entre as três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio. A regra vale para estudantes que concluíram o ensino médio e não participaram como treineiros. O participante deve apresentar nota superior a zero na prova de redação para validar a candidatura. Em casos de empate, o critério de desempate considera a maior nota em disciplinas específicas conforme a ordem de prioridade definida pelo Ministério da Educação.
Etapa única e matrículas
O Sisu 2026 deve manter o modelo de etapa única de inscrição para vagas de todo o ano letivo. O MEC deve divulgar o resultado da chamada regular em 29 de janeiro. O período de matrícula nas instituições de ensino deve começar em 2 de fevereiro conforme as orientações específicas de cada edital local. Os candidatos não selecionados de imediato devem manifestar interesse na lista de espera entre o fim de janeiro e o início de fevereiro para garantir a participação nas convocações posteriores.
Reserva de vagas e acessibilidade
A seleção deve respeitar as normas da Lei de Cotas para a distribuição das vagas em instituições federais. O candidato precisa preencher o cadastro socioeconômico e indicar a modalidade de reserva no ato da inscrição. O edital permite a escolha de até duas opções de curso por ordem de preferência do estudante. A ocupação das vagas para o segundo semestre ocorre de acordo com a classificação final dos participantes sem a possibilidade de escolha do período de ingresso.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










