Por Kleber Karpov
O Governo do Distrito Federal deve confirmar a realização do Celebra DF 2026 como a festa oficial de virada de ano na capital (23/Dez). A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) deve organizar o evento com entrada franca na Esplanada dos Ministérios e na Prainha. A celebração deve contar com queima de fogos de até 12 minutos e apresentações de artistas locais e nacionais. O objetivo da gestão deve ser promover a ocupação segura dos espaços públicos durante as festividades.
As festas na Esplanada dos Ministérios devem ocorrer entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. O público deve acompanhar o espetáculo pirotécnico principal no último quadrante do canteiro central. Na Prainha, o evento deve ter início em 30 de dezembro, com apresentações das 18h às 3h. O cronograma deve facilitar o acesso democrático às manifestações culturais em pontos tradicionais de Brasília.
Investimento e identidade cultural
O secretário de Cultura, Claudio Abrantes, ressalta que a vocação de Brasília para grandes encontros deve fortalecer o sentimento de pertencimento da população. O titular da pasta afirma que a diversidade de gêneros musicais deve atrair famílias e turistas para os locais simbólicos da unidade federativa. O governo deve investir R$ 10 milhões de recursos próprios da Secec-DF na montagem da estrutura e contratação de pessoal. O planejamento deve focar na renovação e esperança dos cidadãos para o próximo ciclo.
“O Celebra DF 2026 foi pensado para que a população possa viver a virada do ano nos espaços públicos da cidade, com segurança, cultura e sentimento de pertencimento. Brasília tem vocação para grandes encontros, e celebrar o novo ano em locais simbólicos, com acesso gratuito e programação diversa, é uma forma de fortalecer a identidade cultural do Distrito Federal e de reunir as famílias em um momento de esperança e renovação”, disse Claudio Abrantes.
A organização deve disponibilizar dois palcos com formatos complementares para atender aos diferentes perfis de público. A Secec-DF deve anunciar a lista oficial das atrações musicais nos próximos dias. Equipes de segurança e limpeza devem atuar de forma coordenada para manter a ordem nos espaços de lazer. A iniciativa deve consolidar o réveillon brasiliense como um dos principais eventos gratuitos do calendário cultural do país.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











