23.5 C
Brasília
06 fev 2026 11:18

Projeto Papo Delas atinge marca de 12 mil colaboradores no Distrito Federal

Debate sobre prevenção violência contra mulher promove diálogos conscientização ambientes trabalho

Por Kleber Karpov

Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) deve consolidar a marca de 12 mil trabalhadores sensibilizados pelo projeto Papo Delas em 2025 (11/Dez). A iniciativa promove diálogos sobre conscientização e prevenção da violência doméstica em ambientes corporativos e órgãos públicos. O encontro mais recente ocorreu no CEU das Artes, em Ceilândia Norte, com a participação de cem colaboradores do setor de limpeza urbana para discutir mecanismos de proteção e denúncia.

Conscientização

O projeto integra o programa Direito Delas, que atua na sensibilização de servidores e operários desde setembro de 2024. A ação busca oferecer espaços de escuta e reflexão para contribuir com a ruptura do ciclo de violência contra a mulher. Na empresa Sustentare Saneamento, a iniciativa deve chegar à quarta edição com mais de mil funcionários orientados sobre como identificar sinais de abusos.

“As mulheres hoje ocupam outro patamar na sociedade: estudam, trabalham e cuidam da casa”, afirmou o varredor Diones Barbosa. O colaborador ressaltou que o diálogo deve desconstruir a ideia de posse sobre as parceiras. Para os participantes, a informação deve garantir que as mulheres vivam com dignidade e tenham liberdade para realizar escolhas próprias sem coerção.

Engajamento social e proteção

O enfrentamento às agressões físicas, verbais ou psicológicas deve ser uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade civil. Instituições como a rede de hotéis HPlus e o grupo Dia Dia Atacadista também devem receber as palestras para fortalecer a rede de apoio a vítimas em situação de vulnerabilidade. A estratégia foca na educação masculina e no suporte institucional para reduzir os índices de criminalidade doméstica.

“Promover a conscientização é uma estratégia fundamental para prevenir a violência doméstica. O diálogo fortalece a informação, incentiva a denúncia e reafirma o compromisso do poder público com a proteção dos direitos das mulheres”, disse Marcela Passamani, secretária de Estado de Justiça e Cidadania do DF.

A Sejus-DF deve manter o cronograma de expansão do projeto para outros setores produtivos da capital federal ao longo do próximo ano. O engajamento coletivo deve servir como ferramenta para a construção de um ambiente social mais seguro e justo. Interessados em receber a equipe técnica do programa Direito Delas devem realizar a solicitação por meio dos canais oficiais da administração pública.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

GDF lança quarta edição da campanha Carnaval Sem Assédio

Por Kleber Karpov A Secretaria da Mulher do Distrito Federal...

Flavio Dino suspende ‘pinduricalhos’ aos Três Poderes e STF agenda julgamento para 25 de fevereiro

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para...

Detran-DF abre inscrições para curso especializado de motofrete

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Mais de 170 policiais penais nomeados iniciam formação profissional da carreira 

Por Kleber Karpov Um total de 179 novos policiais penais...

Programa DNA do Brasil inicia ações de saúde preventiva em escolas públicas de Ceilândia

Por Kleber Karpov O Programa DNA do Brasil, uma iniciativa...