Por Kleber Karpov
Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) deve consolidar a marca de 12 mil trabalhadores sensibilizados pelo projeto Papo Delas em 2025 (11/Dez). A iniciativa promove diálogos sobre conscientização e prevenção da violência doméstica em ambientes corporativos e órgãos públicos. O encontro mais recente ocorreu no CEU das Artes, em Ceilândia Norte, com a participação de cem colaboradores do setor de limpeza urbana para discutir mecanismos de proteção e denúncia.
Conscientização
O projeto integra o programa Direito Delas, que atua na sensibilização de servidores e operários desde setembro de 2024. A ação busca oferecer espaços de escuta e reflexão para contribuir com a ruptura do ciclo de violência contra a mulher. Na empresa Sustentare Saneamento, a iniciativa deve chegar à quarta edição com mais de mil funcionários orientados sobre como identificar sinais de abusos.
“As mulheres hoje ocupam outro patamar na sociedade: estudam, trabalham e cuidam da casa”, afirmou o varredor Diones Barbosa. O colaborador ressaltou que o diálogo deve desconstruir a ideia de posse sobre as parceiras. Para os participantes, a informação deve garantir que as mulheres vivam com dignidade e tenham liberdade para realizar escolhas próprias sem coerção.
Engajamento social e proteção
O enfrentamento às agressões físicas, verbais ou psicológicas deve ser uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade civil. Instituições como a rede de hotéis HPlus e o grupo Dia Dia Atacadista também devem receber as palestras para fortalecer a rede de apoio a vítimas em situação de vulnerabilidade. A estratégia foca na educação masculina e no suporte institucional para reduzir os índices de criminalidade doméstica.
“Promover a conscientização é uma estratégia fundamental para prevenir a violência doméstica. O diálogo fortalece a informação, incentiva a denúncia e reafirma o compromisso do poder público com a proteção dos direitos das mulheres”, disse Marcela Passamani, secretária de Estado de Justiça e Cidadania do DF.
A Sejus-DF deve manter o cronograma de expansão do projeto para outros setores produtivos da capital federal ao longo do próximo ano. O engajamento coletivo deve servir como ferramenta para a construção de um ambiente social mais seguro e justo. Interessados em receber a equipe técnica do programa Direito Delas devem realizar a solicitação por meio dos canais oficiais da administração pública.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











