Por Kleber Karpov
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) recebe inscrições para o primeiro semestre letivo dos Centros Interescolares de Línguas (CILs) a partir deste 22 de dezembro (22/Dez). O processo abrange estudantes da rede pública matriculados do 6º ano do ensino fundamental ao ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O cadastro deve ser feito exclusivamente pelo site oficial da pasta até o dia 9 de janeiro. A seleção utiliza um sorteio eletrônico para definir os novos alunos entre as 17 unidades disponíveis no território.
A diretora de Educação em Tempo Integral da SEEDF, Érica Martins, explicou que o número de vagas depende da renovação dos alunos veteranos. O sistema permite que o candidato escolha até quatro opções de idioma e local de estudo. As aulas devem ocorrer no turno contrário ao da matrícula regular para não prejudicar o currículo escolar. Atualmente, os centros atendem a mais de 55 mil estudantes distribuídos pelas coordenações regionais de ensino.
Resultados e documentação
A divulgação do resultado deve ocorrer em 26 de janeiro, a partir das 18h, no portal da secretaria. O governo não encaminha avisos individuais aos selecionados para os cursos de inglês, espanhol, francês, japonês ou alemão. Os contemplados devem efetivar a matrícula entre os dias 27 e 30 de janeiro na unidade de ensino. A documentação exigida inclui identidade, CPF, fotos 3×4, comprovante de residência e a declaração de escolaridade.
“Mais do que um aprendizado em sala de aula, o ensino de idiomas nos CILs representa uma poderosa ferramenta de mobilidade social”, disse Érica Martins.
Impacto social e comunidade
A gratuidade dos cursos de línguas estrangeiras atua para reduzir as diferenças competitivas no mercado de trabalho. Érica Martins afirmou que a iniciativa prepara os jovens para vagas de estágio e programas de intercâmbio internacional. As vagas que sobrarem após o período de matrícula dos alunos da rede devem ser abertas para a comunidade em geral. O cronograma específico para o público externo deve ser publicado pela secretaria em momento posterior.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.












