Por Kleber Karpov
O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) manteve a certificação de Excelência – ONA 3, o selo de nível máximo de qualidade concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A manutenção, homologada em 28/Nov, ocorreu após o hospital obter 95% de conformidade nos requisitos de excelência. O resultado reforça a maturidade dos processos assistenciais da unidade, que é o único hospital pediátrico público do Centro-Oeste com este reconhecimento.
O HCB alcançou a primeira certificação de excelência em 2020. Desde então, a unidade dedica-se ao monitoramento da eficácia e da qualidade dos serviços e processos de trabalho das áreas assistenciais. Ao concluir o segundo ciclo de avaliação externa, o hospital demonstra que mantém e aprimora continuamente seu padrão de gestão integrada.
A auditoria externa foi conduzida pela equipe de avaliadores do grupo IBES, instituição acreditadora homologada pela ONA. Os critérios avaliados rigorosamente incluíram segurança assistencial, integração das áreas, governança clínica e experiência do paciente. O parecer confirmou o alto desempenho operacional do hospital.
Melhoria contínua
O alto nível de conformidade reforça o compromisso de toda a equipe com a segurança, a qualidade da assistência e o aprimoramento constante. A gerente da Qualidade e Segurança do Paciente do HCB, Laise Moreira, afirmou que a conquista reflete o trabalho integrado entre as áreas. Ela destacou o foco na entrega de um atendimento humanizado e eficiente às crianças e suas famílias.
A diretora-executiva do Hospital da Criança de Brasília, Valdenize Tiziani, afirmou que a manutenção do selo reflete o DNA da instituição. Ela disse que o resultado é fruto do engajamento coletivo dos funcionários do HCB com o propósito de ofertar o melhor cuidado à população pediátrica.
“Nós, como gestores, temos o compromisso de fazer com que os recursos públicos sejam utilizados da melhor forma possível a serviço da população, em benefício de uma sociedade que contribui, que paga impostos e que precisa ver o investimento refletido na satisfação das suas necessidades”, afirmou Tiziani.
Referência nacional
O Hospital da Criança de Brasília é uma unidade terciária moderna da rede da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). A unidade é altamente especializada no cuidado de crianças e adolescentes com condições graves, complexas e raras de saúde.
O hospital é habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Pediátrica (Unacon exclusiva) para a realização de transplante de medula óssea. Ele também possui habilitação para neurologia e neurocirurgia, entre outras áreas especializadas. A unidade atende pacientes encaminhados pelo Complexo Regulador em Saúde do DF (CRDF) e via Tratamento Fora do Domicílio (TFD), abrangendo todo o território nacional.
Para a presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Ilda Peliz, o resultado simboliza a consolidação de um modelo de gestão que coloca a assistência pediátrica de excelência como prioridade permanente. O processo de acreditação hospitalar representa um aprimoramento dos processos de trabalho e da segurança da assistência.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











