Por Kleber Karpov
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu, na manhã desta quinta-feira (11/dez), sessão solene para celebrar os 3 anos da região administrativa de Água Quente. A cerimônia, de iniciativa do deputado Jorge Vianna (PSD), ocorreu no Centro Educacional (CED) Myriam Ervilha, na região administrativa, reunindo autoridades, educadores e moradores. Água Quente, antes considerada parte do Recanto das Emas, foi oficializada como região administrativa do Distrito Federal (RA) pela Lei 7.191, em 21 de dezembro de 2022.
Desafios urbanos e sociais
No discurso de abertura, Jorge Vianna destacou a importância da criação da RA para aproximar o governo da população e garantir investimentos em infraestrutura, educação, saúde e segurança pública. O distrital lembrou que a cidade ainda enfrenta desafios urbanos e sociais.
“A partir da criação da RA, a gestão local ficou mais ágil, a rotina ficou mais simples e as demandas passaram a ser tratadas por quem conhece a região, caminha por suas ruas e vive seus desafios”, ressaltou Jorge Vianna. “Água Quente tem demandas urgentes. A infraestrutura da cidade ainda está em fase de consolidação, muitas ruas ainda precisam de pavimentação, a drenagem é limitada e a rede de esgoto exige expansão”, disse o deputado.

Avanços na educação e segurança
Mariana Ayres da Fonseca Neta, coordenadora da Regional de Ensino do Recanto das Emas, destacou avanços educacionais na região administrativa, como a inauguração da Escola Classe Água Quente e da Creche Rouxinol, que atende 155 crianças locais e de áreas próximas.
“Ao longo desses 3 anos, nós tivemos a inauguração de mais uma escola na região. Com isso, garantimos melhor atendimento das crianças da comunidade. Tivemos, este ano, a gestão compartilhada no CED Myriam Ervilha que garantiu mais segurança para a comunidade escolar e também a tão sonhada Rouxinol”, relatou Mariana Ayres da Fonseca Neta.
Bárbara Barroso, presidente da Casa Criativa, organização social que atua em Água Quente, relembrou o início do projeto de doação de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade na região.
“Há dois anos conhecendo a realidade da cidade, nós resolvemos que Água Quente era uma cidade que merecia o nosso trabalho. Chegamos aqui humildemente na intenção de doar verduras, que era o projeto que a gente tinha condições de trazer naquele momento”, contou Bárbara Barroso. “Hoje, posso dizer que a gente atende quase 300 famílias nessa cidade”, enfatizou.
O tenente-coronel Giuvany Paquito Menegassi, do 27º Batalhão da Polícia Militar do Recanto das Emas, apontou os avanços na área de segurança pública na RA entre 2024 e 2025. “Dobramos o policiamento efetivo e a quantidade de viaturas. Com certeza, ano que vem, vamos melhorar ainda mais”, enfatizou Giuvany Paquito Menegassi.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










