Por Kleber Karpov
O 4º Prêmio FAPDF de Ciência, Tecnologia e Inovação foi realizado na noite dessa terça-feira (04/Nov), no Clube de Engenharia, para reconhecer iniciativas de pesquisa no Distrito Federal. O evento, que comemorou os 33 anos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), destacou o protagonismo feminino na ciência e marcou o lançamento do volume IV da revista ‘Diálogo Científico’.
A cerimônia homenageou mulheres que fortalecem a pesquisa no DF. Entre elas estavam a vice-governadora Celina Leão, a superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPDF, Renata Vianna, e as professoras Rose Monnerat, Mercedes Bustamante e Maria Sueli Felipe. Mercedes, reconhecida por sua atuação internacional em pesquisas sobre ecologia do Cerrado, foi representada por sua filha, Helena Bustamante.
O diretor-presidente da FAPDF, Leonardo Reisman, destacou a valorização da pesquisa e das mulheres. “Antes de tudo, é preciso valorizar a pesquisa e a ciência — pilares που sustentam o desenvolvimento do Distrito Federal. E, em especial, reconhecer a força das mulheres que impulsionam esse avanço. As pesquisadoras homenageadas representam o que temos de mais inspirador: suas trajetórias mostram como a ciência pode transformar o Cerrado, a saúde, a agricultura e a sustentabilidade. Ainda enfrentamos desafios de representatividade, mas iniciativas como esta reafirmam o potencial e a importância das nossas pesquisadoras”.
O diretor-presidente também ressaltou o orgulho de ver a FAPDF composta majoritariamente por mulheres em cargos de liderança, o que, segundo ele, reflete um legado de competência.
A vice-governadora Celina Leão destacou a força e a representatividade feminina na ciência e na gestão pública. “A FAPDF é um orgulho para o Governo do Distrito Federal. As mulheres aqui homenageadas representam a força da mulher brasileira, que pode e deve ocupar todos os espaços — especialmente na pesquisa. Ainda é um terreno árido em muitas áreas, mas seguimos avançando. Hoje, a FAPDF desenvolve projetos em parceria com as secretarias de Saúde, de Segurança Pública e de Educação, aplicando inovação tecnológica para melhorar a vida da população. Essas mulheres mostram que é possível transformar o Cerrado e o país com sustentabilidade, conhecimento e coragem”.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Rafael Vitorino, reforçou o compromisso do GDF com o investimento contínuo. “O GDF acredita que investir em ciência é investir no desenvolvimento e no futuro. Isso se reflete aqui neste prêmio: o investimento em pesquisa abre caminhos, gera oportunidades e deixa um legado que ultrapassa gerações”, declarou.
O secretário de Governo do DF, José Humberto Pires de Araújo, enfatizou o impacto humano da fundação. “O maior resultado do trabalho da FAPDF está aqui: ver o Distrito Federal cheio de homens e mulheres que estão à frente da ciência, da tecnologia e da inovação. Esse é o legado de uma política pública que acredita nas pessoas e aposta no conhecimento como força transformadora. A fundação tem cumprido um papel essencial ao apoiar quem pesquisa, quem cria e quem faz o DF avançar”.
Premiações e categorias
A premiação reconheceu pesquisadores, estudantes, startups, profissionais de comunicação, bolsistas e servidores, com valores que chegaram a R$ 12 mil, conforme a colocação.
Na categoria Pesquisador Destaque, em Ciências da Vida, os vencedores foram Eliete Neves da Silva Guerra (1º lugar), Jonato Prestes (2º) e João Luiz Quagliotti Durigan (3º). Em Ciências Exatas, o reconhecimento foi para Alberto José Alvares (1º), Fábio Comes de Castro (2º) e Roberto de Souza Baptista (3º). Em Ciências Humanas, o prêmio foi concedido à pesquisadora Marta Helena de Freitas (1º lugar).
Na categoria Pesquisador Inovador, foram premiados Márcia Renata Mortari (1º lugar), João Paulo Figueiró Longo (2º) e Renato Alves Borges (3º). Na Startup Inovadora, receberam o prêmio João Daivison Silva Ramalho (modalidade acelerada) e Gustavo Adolfo Marcelino de Almeida Nunes (modalidade não acelerada).
Bolsistas de iniciação científica também foram reconhecidos, como Luiza Helena de Sousa Bahia (1º em Ciências da Vida) e Natália Correia Pimenta (1º em Ciências Humanas). Entre os Profissionais de Comunicação, foram premiadas Juliana Soares Mendes (Podcast) e Eliane Gonçalves de Araújo (Telejornalismo).
Na categoria Estudante Destaque, venceram Stephany Santana de Araújo (escola pública) e, na modalidade privada, Arissa Jia Nirmal e Andressa Gabrielly Souza Santos. O Servidor Destaque da FAPDF foi Danilo da Silva Maciel.
Lançamento da revista
A cerimônia também marcou o lançamento do volume IV da revista Diálogo Científico, publicação que reúne resultados de pesquisas financiadas pela FAPDF. A nova edição reforça o compromisso da instituição com a divulgação científica e o acesso aberto ao conhecimento.
Leonardo Reisman encerrou o evento parabenizando a equipe da FAPDF. “Nada disso seria possível sem o empenho e a dedicação de cada servidor e servidora que fazem parte desta história”, destacou.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.












