Por Kleber Karpov
O grupo de voluntários Heróis da Alegria realizou uma visita especial às crianças internadas no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), na tarde desta sexta-feira (10/Out), em Brasília. A iniciativa, que celebrou antecipadamente o Dia das Crianças, incluiu a interação por meio de músicas e a entrega de presentes no pronto-socorro infantil, na pediatria e na Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos (UCPPed), visando a humanização do cuidado.
O Impacto da Humanização
O projeto é composto por estudantes da área de saúde que, de forma voluntária, promovem visitas a hospitais, creches e instituições de longa permanência. Segundo o organizador do grupo, Marcos André, as atividades são sempre planejadas com antecedência.
As ações incluem a realização de campanhas para arrecadação de brinquedos e de roupas, elementos essenciais para a distribuição no hospital. Ao percorrer os setores, o grupo transformou o ambiente hospitalar ao interagir com as crianças e seus acompanhantes, utilizando músicas infantis animadas.
A chefe de enfermagem do pronto-socorro infantil, Layana Lopes, destacou a relevância social das atividades para o quadro psicológico dos pacientes. Segundo a profissional, “O processo de internação é muito delicado para a criança, que está fora do ambiente familiar e cercada de pessoas desconhecidas.”
Ela reforçou que proporcionar momentos de alegria e de distração contribui diretamente para o bem-estar emocional das crianças durante o tratamento. Esta perspectiva realça o valor do cuidado humanizado, que busca enxergar o paciente para além de sua condição clínica.
Relatos e Sentimentos
Durante a visita, as crianças expressaram sua alegria ao receber os voluntários. O estudante Gustavo Manoel Leite da Silva, de 12 anos, que ainda aguardava um diagnóstico, demonstrou o entusiasmo com o acolhimento. “Eu gostei muito, queria mais de um presente, mas recebo o que ganhei de coração”, declarou o garoto.
Acompanhado da bisavó Maria José, Geanderson de Souza Pontes, de sete anos, também participou ativamente do momento lúdico. Geanderson está internado há quatro dias, em decorrência de um quadro de bronquite.
A bisavó do menino, Maria José, compartilhou o sentimento positivo gerado pela atividade. “Eu faço muito este tipo de trabalho na minha igreja, com as crianças. Então, gostei demais. Eu amo essas coisas”, relatou a familiar.
Marcos André, organizador do projeto, sublinhou a motivação por trás do trabalho voluntário. “Nosso objetivo é humanizar o cuidado e levar esperança, especialmente em datas simbólicas como o Dia das Crianças,” afirmou.
O organizador, pai de um menino de quatro anos, mencionou a gratidão pessoal que sente ao participar das ações. Ele completou a fala, explicando o seu sentimento em relação à missão do grupo. “Quando estou aqui, me emociono. Vejo meu filho com saúde e penso que poder proporcionar momentos como este a outras crianças é o mínimo que posso fazer. Nossa missão é espalhar paz e felicidade.”
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










