Por Kleber Karpov
Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) descartou, na segunda-feira (6/Out), um dos dois casos suspeitos de intoxicação por metanol na capital, após um exame laboratorial do paciente de 34 anos apresentar resultado “não detectado” para a substância. O segundo caso, um homem de 47 anos residente em Goiás, segue internado no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e continua sob investigação.
O laudo que descartou a primeira suspeita foi emitido pelo Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Já o paciente ainda sob monitoramento foi inicialmente atendido na UPA de Brazlândia e transferido para o Hospital Regional de Santa Maria antes de chegar ao HBDF. Até o fim da tarde de segunda-feira (6/Out), não havia confirmação de intoxicação.
Acompanhamento especializado
Segundo o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos Martins, uma equipe multidisciplinar especializada acompanha o paciente. “Todos os casos suspeitos serão notificados e monitorados pela Secretaria de Saúde do DF, que é responsável pelo controle dessas ocorrências no Distrito Federal”.
A SES-DF destaca que, na ocorrência de um caso suspeito de intoxicação por metanol, deve ser realizado contato com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), por meio dos telefones (61) 99288-9358 e 0800 644 6774, para orientações do manejo clínico.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










