19.5 C
Brasília
20 mar 2026 20:46

PCDF aceita reajuste de 27% após negociação no MGI

Reajuste será escalonado até 2026 para classe especial da Polícia Civil do Distrito Federal

Por Kleber Karpov

Policiais civis do Distrito Federal aprovam proposta de reajuste salarial apresentada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), após assembleia realizada na sexta-feira, 03/Out, em frente ao Bloco C da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A categoria se mobilizou durante o Fórum de Diálogo da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) no MGI e deu aceite ao reajuste acumulado de 27% para classe especial, a ser pago em duas parcelas, em 2025 e 2026.

A proposta do governo federal prevê o reajuste de 27% acumulado para a classe especial, com a primeira parcela de 12,81% em 2025 incidindo sobre o salário atual. A segunda parcela, de 12,82%, será aplicada sobre o valor já reajustado em 2026, incorporando a inflação e permitindo alcançar o percentual final.

Negociação e Limites

A mesa de negociação contou com a participação de parlamentares e representantes sindicais, como a senadora Leila Barros (PDT-DF), a deputada federal Érika Kokay (PT-DF), o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF), o ex-deputado federal Luis Miranda, Enoque Venancio, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), e Claudia Alcântara, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do DF (Sindepo-DF). Representantes da área técnica do MGI e do Fundo Nacional de Segurança Pública, vinculado ao Ministério da Justiça, também integraram a reunião.

Para Enoque Venancio, do Sinpol-DF, o fechamento deste ciclo representa uma conquista para a categoria, apesar do reconhecimento dos limites impostos à negociação. Venancio destacou a busca pela ampliação máxima dos índices, dentro da orientação do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, mas afirmou a necessidade de acatar a proposta.

“É preciso encerrar essa etapa para garantir o que já foi conquistado. A luta pela paridade continuará, mas este é um avanço que não podemos perder”, disse Enoque Venancio, ao ver o reajuste como um passo pequeno, mas melhor que nada.
A proposta foi aprovada de forma unânime pela categoria. Agora, o sindicato comunicará o aceite de forma oficial ao MGI, e o reajuste será encaminhado como Projeto de Lei (PL) para votação no Congresso Nacional.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...