Por Kleber Karpov
Forças israelenses capturaram, na noite de quarta-feira (1º/Out), ao menos 12 ativistas brasileiros que integravam uma flotilha humanitária com destino a Gaza, deixando familiares e amigos em estado de apreensão e sem comunicação com os detidos. A delegação, que inclui a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) e a vereadora de Campinas Mariana Conti (PSOL), tentava romper o bloqueio marítimo imposto por Israel na região.
Desde a interceptação das embarcações, os brasileiros estão incomunicáveis, o que aumenta o desespero de parentes. “A cada hora que passa sem notícias, cresce o desespero da família, dos amigos e de todos que acompanham essa tragédia”, desabafou Luiz Rodolfo Viveiros de Castro, padrasto de Miguel Viveiros de Castro, um dos ativistas cujo paradeiro ainda é incerto.
Angústia e falta de informação
A organização da Global Sumud Flotilha confirmou a perda de contato com Miguel de Castro, que estava no barco Catalina, e com João Aguiar, a bordo do veleiro Mikeno. “Presume-se que a embarcação tenha sido interceptada, diante do bloqueio de comunicações provocado pelas forças sionistas”, informou a organização em nota, exigindo que Israel confirme nominalmente todos os cidadãos brasileiros sequestrados.
Entre os 12 brasileiros com captura confirmada está Mohamad El Kadri, 62 anos. O filho, Jihad El Kadri, publicou uma homenagem e um apelo nas redes sociais. “Foi a forma de pôr para fora tudo o que eu estava sentindo: o desespero. Para conseguir chegar até as autoridades, porque quero que meu pai volte com saúde”, explicou. A família teve acesso a um vídeo gravado por Mohamad antes da partida, um protocolo de segurança para ser divulgado em caso de prisão. “Se vocês estão vendo esse vídeo, é porque eu fui sequestrado pelas forças sionistas de ocupação, em águas internacionais, o que é proibido”, diz ele na gravação.

Apelo ao governo
A falta de informações é agravada pelo feriado de Yom Kippur em Israel, que manteve a Embaixada do Brasil fechada, com previsão de retomada do atendimento consular apenas na sexta-feira (03/Out). “Nossa preocupação é que o governo brasileiro interceda. Esperamos que eles sejam libertados o mais rápido possível”, manifestou a vereadora de Campinas, Guida Calixto, colega de Mariana Conti, uma das ativistas detidas.
Veja a lista dos 12 brasileiros com captura confirmada:
- Thiago Ávila (barco Alma)
- Bruno Gilga, Lisiane Proença, Magno Costa, vereadora Mariana Conti e Nicolas Calabrese (argentino com residência no Brasil, a bordo do barco Sirius)
- Ariadne Telles e Mansur Peixoto (barco Adara)
- Gabriele Tolotti e Mohamad El Kadri (barco The Spectre)
- Lucas Gusmão (barco Yulara)
- Deputada federal Luizianne Lins (barco Grand Blue)
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










