25.5 C
Brasília
05 dez 2025 14:34

Celina Leão mantém liderança ao Buriti à corrida das eleições de 2026, aponta Paraná Pesquisas

Por Kleber Karpov

Pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, entre 23 e 27 de agosto de 2025, aponta a vice-governadora Celina Leão (Progressista) com ampla vantagem na corrida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para as eleições de 2026. As amostragens revelam a consolidação de Celina Leão em diferentes cenários estimulados, reflexo da alta aprovação da atual gestão, além de cenário pulverizado entre os concorrentes.

Cenários e a força de Celina Leão

No principal cenário estimulado, que inclui o ex-governador do DF, inelegível, José Roberto Arruda (PL), Celina Leão lidera com 37,2% das intenções de voto. Arruda aparece com 16,0%, seguido por Leandro Grass (PV), com 9,7%, e pelo senador Izalci Lucas (PL), com 9,0%. Paula Belmonte (Cidadania) e Ricardo Cappelli (PSB) registram 6,0% e 5,2%, respectivamente.

A força de Celina se torna ainda mais evidente em um segundo cenário, sem Arruda e outros nomes de centro-direita. Nesse confronto, a vice-governadora salta para 45,6% das intenções de voto, mais que o triplo do segundo colocado, Izalci Lucas, que alcança 12,7%. Leandro Grass (11,9%) e Ricardo Cappelli (8,3%) completam a disputa. A análise evolutiva desde julho de 2024 demonstra que, apesar de flutuações, a liderança de Celina tem sido uma constante, ratificando a consistência de seu projeto político para o Palácio do Buriti.

Na pesquisa espontânea, onde nomes não são apresentados, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), é o mais lembrado, com 8,2%, seguido por Celina Leão, com 6,6%, indicando uma forte associação da vice-governadora com a atual gestão. No entanto, chama atenção a maioria dos eleitores, 74,6%, ainda se mostrarem indecisos em relação aos votos.

Conjuntura favorável

Com uma gama de nuances em relação a conjuntura política do DF, e sobretudo nacional, que eventualmente pode interferir na local, a exemplo do julgamento do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL/RJ), Composições partidárias para a disputa eleitoral, o fato é que, no DF, a liderança de Celina Leão continua a ser impulsionada pela avaliação positiva da gestão compartilhada com Rocha, pelas amostragens, com 60,2% de aprovação da gestão é considerada ótima ou boa por 42,4% dos eleitores, enquanto 27,2% a consideram ruim ou péssima.

Quando comparado com a última pesquisa, da Paraná Pesquisa, de junho, se verifica a estabilidade de avaliação do eleitorado do Distrito Federal, com variações de menos de um ponto percentual, para mais, ou menos, na aprovação ou desaprovação.

Eleição para 2026

Nesse cenário, a Leoa, como é conhecida, além de qualificar a gestão do grupo capitaneado conjuntamente com Rocha, também reforça um ambiente favorável para a vice-governadora rumo a sucessão ao pontuar 21,2% a frente de Arruda, segundo colocado no cenário 1, ou ainda 32,9% em relação a Lucas,  segundo colocado no cenário 2.

As pesquisas, quando confrontadas as realizadas em junho e agosto desse ano, demonstram outro cenário, um crescimento de 6,1% de Celina Leão quando comparado as avaliações do Cenário 1. Celina passou de 31,1% em junho, para 37,2% na atual pesquisa. Em segunda posição, Arruda passou de 15,3% para 16,0% com evolução de 0,7%, seguido de Grass de 8,4% para 9,7% um aumento de 1,3%.

Nesse cenário chama atenção o deputado distrital, Fred Linhares que foi pontuado pela primeira vez em junho, com 21,5%, porém, não apareceu na recente pesquisa.

Em um segundo cenário, em que Arruda não aparece, Celina Leão embora cresça timidamente 2,8%, que passou de 42,8% das pretensões de votos em junho para 45,6% em agosto. Mas, no caso concreto a Leoa pontua mais de três vezes, se comparado os concorrentes, que tem Grass na segunda colocação que passou de 9,8% para 11,9%, seguido de Lucas esse com salto de 9,8% para 12,7%.

Na esquerda

Em ambas as pesquisas, e cenários, representado principalmente por Leandro Grass, recém filiado ao PT no final de julho, a esquerda na Capital do País, não consegue expressar força para ameaçar a liderança de Celina Leão. Os principais nomes para eventual disputa no pleito eleitoral de 2026, se mantém em em patamar colado aos 10% com. No cenário 1, Ricardo Capelli (PSB) alcança 5,2% e, no cenário 2, Grass alcança 11,9%.

O revés de Fred Linhares

Embora não tenha sido testado nos cenários para governador na pesquisa de agosto de 2025, o deputado federal Fred Linhares (Republicanos) enfrenta um momento de questionamentos que pode impactar seu capital político. Recentemente, houve a publicitação da destinação de R$ 5 milhões, pelo parlamentar, em emendas para uma fundação de Alagoas, visando a execução de um projeto de combate à dengue no DF. Em relação à destinação, considerada uma manobra, gerou críticas sobre a real necessidade do projeto, dado que o DF registrou uma queda de 98% nos casos da doença, e sobre a escolha de uma entidade de outro estado em detrimento da estrutura de saúde local.

O parlamentar é questionado ainda por outras destinações de emendas suspeitas que,  após denúncias realizadas Metrópoles (Veja Aqui), o parlamentar anunciou o pedido de suspensão de emenda no valor de R$ 37,9 milhões, para uma ONG suspeita. Casos esses que podem colocar o parlamentar na mira de investigações demandadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à Polícia Federal (PF), relacionadas as chamadas emendas PIX, ou emendas do relator.

No entanto, vale ressaltar que, apesar desse tipo de controvérsia representa uma perda de espaço no debate público, onde a transparência na aplicação de recursos é cada vez mais cobrada pelo eleitorado, o nome do parlamentar figurou intenções de votos relevantes para o Senado Federal.

Senado federal

Para o Senado Federal, a ex-primeira dama, Michele Bolsonaro (PL), garante uma das vagas com 36%, seguida de Rocha, na segunda vaga, com 35,6% das intenções de voto, seguido de Leila do Vôlei (PSB)(25,4%), Érika Kokay (PT)(22,8%), Linhares (22,1%), Bia Kicis (PL)(8,1%), Lucas (7,6%) e Rosilene Corrêa (PT)(4%).

No atual cenário, chama atenção, novamente, possível impacto das demandas de emendas de Linhas. O parlamentar em junho pontou para eventual disputa ao Senado passou de 36% das intenções de votos para 22,1%, uma queda acentuada de 13,9%.

Entrevistados

O levantamento, que ouviu 1.510 eleitores, com margem de erro estimada de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para mais, ou menos, com um grau de confiança de 95,0%.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...