Por Kleber Karpov
Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) divulgou, em 02/Set, uma nova edição do Panorama Covid-19 que aponta um aumento nos atendimentos de crianças com síndrome gripal em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nas solicitações por leitos pediátricos. O levantamento compara dados do final de julho com o final de agosto, revelando uma tendência de crescimento em três dos oito indicadores monitorados.
Aumento nos indicadores
O levantamento aponta que o número de crianças que buscaram atendimento em uma UPA com sintomas de covid-19 dobrou no período analisado. Entre 27 de julho e 2 de agosto, foram registrados 559 atendimentos, enquanto entre os dias 17 e 23 de agosto, o número saltou para 1.182.
No mesmo intervalo de comparação, as solicitações por leitos pediátricos subiram de 192 para 280. Outro indicador com crescimento foi a taxa de positividade dos testes rápidos de covid-19 analisados na rede particular de laboratórios Dasa, que passou de 9,5% para 14,5%.
Vacinação
A superintendente de Emergências em Saúde Pública do estado, Silvia Carvalho, associou o cenário à circulação de novas cepas do vírus e reforçou a importância da imunização. “Desde o início do ano, temos observado um predomínio da variante Ômicron em todas as semanas epidemiológicas, com a detecção de diferentes subvariantes. Nesse cenário, é importante manter a caderneta de vacinação em dia”, alertou.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










