22.5 C
Brasília
05 dez 2025 11:27

“Cartão Vermelho para o Racismo” ganha o Brasil em acordo GDF e CBF

Parceria transforma iniciativa distrital em modelo de combate à discriminação nos gramados, com o objetivo de disseminar a conscientização e a tolerância.

Por Kleber Karpov

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Governo do Distrito Federal (GDF) assinaram um acordo que leva a campanha ‘Cartão Vermelho para o Racismo’ de um plano local para o cenário nacional. A iniciativa, nascida no coração da capital, se expande por todo o país com o propósito de enfrentar a discriminação racial no esporte mais popular do Brasil. O acordo, firmado nesta quinta-feira (28/Ago), alinha a agenda do GDF com a luta da CBF pela igualdade no futebol.

“O Distrito Federal mostra, mais uma vez, que é possível unir esporte e cidadania. Essa campanha nasceu aqui e agora vai ganhar o Brasil inteiro devido à sua importância. O futebol é paixão nacional e não pode conviver com qualquer forma de discriminação”, destacou o governador Ibaneis Rocha.

A parceria formaliza um comitê conjunto para acompanhar os resultados e ajustar a estratégia, garantindo que a mensagem de tolerância não se perca no trajeto entre Brasília e os demais estados. “O futebol é de todo mundo, não aceita mais esse tipo de atitude. Temos que ser duros contra o racismo e qualquer forma de discriminação”, afirmou Samir Xaud, presidente da CBF.

Parceria

A campanha faz parte da Política Distrital de Prevenção e Combate ao Racismo nos Estádios, formalizada pela Lei Vinícius Júnior (Lei nº 22.084/2024), do Governo do Distrito Federal (GDF) , agora ganha fôlego para se tornar uma política pública em nível nacional.

No contexto da parceria, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) fica responsável por designar servidores para a entrega dos cartões vermelhos simbólicos nos estádios, além de elaborar a identidade visual e os materiais gráficos. A CBF, por sua vez, deve coordenar o ato simbólico com clubes, árbitros e federações estaduais, assegurando a presença da Sejus-DF nos portões e áreas internas dos estádios.

Inovação e exemplo

A secretária de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), Marcela Passamani lembra que a experiência despertou interesse de outros estados e foi testada em jogos nacionais, como no clássico Remo x Paysandu, no Pará. Com a parceria, a campanha passa a ter alcance nacional e torna-se referência na união entre esporte e conscientização social.

“Nós iniciamos o protocolo entrando nos estádios, pedindo um minuto de silêncio, levantando o cartão vermelho, mas agora a campanha ganha uma dimensão maior. Esse acordo com a CBF firma o compromisso do futebol brasileiro em protagonizar espaço para que a gente fale da questão da igualdade racial. A cada comunicação visual da CBF nos estádios, seja no momento de entrevista do jogador, seja nos letreiros, todos trarão a mesma mensagem: cartão vermelho para o racismo”, afirmou Marcela Passamani.

Do DF para o Brasil

A ampliação da campanha é um desdobramento da Lei Vinícius Júnior, que instituiu medidas para a promoção da igualdade racial e o combate a práticas discriminatórias no esporte. Com a parceria, a iniciativa caminha para um patamar de maior alcance, usando a popularidade do futebol para educar e mudar o comportamento de torcidas em todo o território nacional.

Cartão Vermelho para o Racismo

No DF, a ação esteve presente em três jogos promovidos pela CBF, na Arena BRB Mané Garrincha, com o apoio da  Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A estreia ocorreu na partida entre Vasco e Palmeiras, em maio, e a mobilização se estendeu para os jogos entre Aparecidense e Fluminense e Capital e Botafogo, solidificando a experiência como um modelo a ser seguido.

Os jogos foram marcados por gestos simbólicos contra o racismo, como a exibição coletiva de cartões vermelhos, distribuídos pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF), pelo público. Além de faixas em campo com mensagens antidiscriminatórias, também foram utilizadas para amplificar a campanha.

Além da estreia no jogo entre Vasco e Palmeiras, em maio, a campanha foi levada às partidas entre Aparecidense e Fluminense e Capital e Botafogo.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...