Por Kleber Karpov
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) publicou, nesta terça-feira (26/Ago), um novo edital do Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores substitutos. As inscrições vão de 8 a 22 de setembro, no site da banca Quadrix. A prova está prevista para 19 de outubro, e o resultado final deve sair em dezembro. O objetivo é garantir a contratação dos aprovados já no início de 2026, durante o programa Carência Zero.
A subsecretária de Gestão de Pessoas (Sugep), Ana Paula Aguiar, destacou as inovações. “A primeira delas é sobre o conteúdo programático. O edital foi construído levando em consideração práticas que a SEEDF já vem adotando, com o objetivo de aferir melhor os conhecimentos e encontrar profissionais qualificados para atuar em nossa rede pública”, explicou.
A prova terá 120 questões, com 50 de conhecimentos básicos, 50 de conhecimentos específicos e 20 de conhecimentos complementares. A novidade é a inclusão de um eixo temático em Educação Inclusiva, Diversidade e Direitos Humanos. A gestora reforça a visão de que todas as turmas da rede pública são inclusivas, e o professor deve ter um olhar amplo para trabalhar com o foco nas potencialidades do estudante.
Prova prática e novas regras
O edital traz uma nova exigência. Candidatos ao Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília (EMB) terão de passar por uma banca de aptidão prática. Eles devem apresentar formação em Música ou Artes-Música e, em seguida, serão avaliados pela banca Quadrix. Ana Paula Aguiar ressaltou que esse ponto traz isonomia e transparência ao processo. A novidade poderá ser implementada em futuros concursos para efetivos.
As mudanças também afetam a Educação Especial. A banca de aptidão será exigida apenas para professores que se inscreverem para atuar com deficiências sensoriais (auditiva, visual e surdocegueira). Para deficiências não sensoriais, como deficiência intelectual, múltipla ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), será exigida apenas documentação comprobatória. Professores que participaram de seleções anteriores e já comprovaram atuação na Educação Especial podem apresentar apenas uma declaração acompanhada da ficha profissional emitida pela própria SEEDF.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










