Por Kleber Karpov
O Ministério da Saúde, por meio da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), compra 180 mil novos equipamentos para reestruturar Unidades Básicas de Saúde (UBS) em mais de 5 mil municípios de todo o país. Com um investimento estimado em R$ 1,8 bilhão, proveniente do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saúde 2025, a iniciativa visa fortalecer a atenção primária, melhorar a qualidade do atendimento e ampliar a capacidade de diagnóstico na rede pública.
Modernização da rede
O objetivo da aquisição é equipar as UBS com ferramentas estratégicas, muitas delas para substituir aparelhos obsoletos e aprimorar os serviços oferecidos à população. A lista de equipamentos inclui itens como ultrassons portáteis, desfibriladores, lasers terapêuticos e retinógrafos, além de aparelhos para a expansão dos serviços de telessaúde.
Maior investimento da década
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que a ação representa o maior investimento em equipamentos para a atenção primária na última década e busca aumentar a resolutividade do sistema. A distribuição dos equipamentos será feita aos municípios que registraram suas necessidades na plataforma InvestSUS, garantindo que os recursos atendam às demandas específicas de cada localidade.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










