Hospital de Base terá novo centro cirúrgico com 16 salas e tecnologia de alta performance

Obra de R$ 13,5 milhões deve ampliar eficiência dos atendimentos cirúrgicos na unidade

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) inicia, neste mês, as obras do novo centro cirúrgico do Hospital de Base (HBDF). A nova estrutura será implantada no antigo bloco de ligação, atualmente desativado e anteriormente utilizado como área de depósito. Serão 16 salas operatórias ー  sendo duas com tecnologia de alta performance. Além disso, haverá uma sala de recuperação pós-anestésica (RPA) com 18 leitos e áreas de apoio para equipes de saúde e logística hospitalar.

Com investimento de R$ 13,5 milhões e prazo de execução de até nove meses, o novo centro cirúrgico é uma aposta estratégica para ampliar a capacidade de atendimento e a resolutividade da unidade. “Faremos uma renovação completa da infraestrutura predial, visando a proporcionar ambientes cirúrgicos mais atualizados. Tudo para atender às exigências técnicas e tecnológicas de um centro cirúrgico de alta complexidade”, explica o vice-presidente do IgesDF, Rubens de Oliveira Pimentel Jr..

A nova estrutura do Hospital de Base será implantada no antigo bloco de ligação, atualmente desativado e anteriormente utilizado como área de depósito | Fotos: Divulgação/IgesDF

Durante a execução da obra, o centro cirúrgico atual seguirá funcionando normalmente, garantindo a continuidade dos atendimentos. Em julho de 2025, o Hospital de Base bateu o recorde de cirurgias, com 1.326 procedimentos. As cirurgias abrangem várias especialidades, como oncologia, ortopedia, neurologia, cardiovascular e transplantes, entre outras. Em 2024, foram contabilizados 17.337 procedimentos, e de janeiro a junho deste ano, já são 10.574 cirurgias realizadas.

Mais segurança e conforto

As novas salas cirúrgicas serão equipadas com sistemas integrados, capazes de conectar equipamentos e imagens em tempo real, o que aumenta a precisão dos procedimentos e facilita a tomada de decisão das equipes médicas. Outro diferencial é a ambiência moderna, com climatização adequada, melhor circulação e espaços ampliados para mais conforto e segurança de pacientes e colaboradores.

Além disso, todo o centro será construído de acordo com as normas sanitárias e exigências técnicas de controle de infecção hospitalar, assegurando ambientes mais seguros e adequados às boas práticas cirúrgicas.

“Estamos criando uma estrutura que favorece o desempenho das equipes e contribui para um local de trabalho mais funcional e eficiente”

Rubens de Oliveira Pimentel Jr.
vice-presidente do IgesDF

“Além dos benefícios diretos para os pacientes, o novo local representa um avanço importante para os nossos colaboradores. Estamos criando uma estrutura que favorece o desempenho das equipes e contribui para um local de trabalho mais funcional e eficiente”, ressalta o vice-presidente, que participou da concepção do projeto do novo centro cirúrgico quando atuava como superintendente de Arquitetura e Engenharia do IgesDF.

Referência no SUS

Com a nova estrutura, será possível reduzir filas, otimizar fluxos assistenciais e qualificar ainda mais os atendimentos oferecidos aos usuários da rede pública de saúde

Com mais de seis décadas de história, o Hospital de Base é um dos maiores hospitais públicos do país e a principal referência em procedimentos de alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal, além de ser reconhecido nacionalmente como modelo de atendimento especializado, ensino e pesquisa. A construção do novo centro cirúrgico é considerada estratégica para a modernização da unidade.

“Esse projeto reforça o compromisso do IgesDF com a modernização da saúde pública e com o cuidado integral às pessoas. O Hospital de Base ganhará uma estrutura cirúrgica à altura da sua importância para o SUS”, destaca o presidente do IgesDF, Cleber Monteiro.

Com a nova estrutura, será possível reduzir filas, otimizar fluxos assistenciais e qualificar ainda mais os atendimentos oferecidos aos usuários da rede pública de saúde. A entrega do centro cirúrgico faz parte de um conjunto de ações voltadas à ampliação da capacidade instalada do HBDF, aliando inovação e responsabilidade pública.

“O Hospital de Base é patrimônio da população do DF. Estamos trabalhando para que ele continue sendo referência em excelência e acolhimento, com uma estrutura compatível com as necessidades de quem precisa de um sistema público resolutivo”, reforça o superintendente da unidade, Edson Gonçalves.

Solenidade na CLDF celebra o Dia da Advocacia Trabalhista

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Paula Belmonte homenageia fundador da Bio Mundo na Câmara Legislativa do DF

Por Kleber Karpov O empresário Edmar Mothé, fundador da rede...

Pneumo 20 chega à rede pública do DF: entenda o que muda no calendário vacinal infantil

Por Kleber Karpov A vacina pneumocócica 20-valente (VPC20) começou a...

Segurança Pública: Brasília mantém posição de capital mais segura do país

Por Kleber Karpov O Distrito Federal foi novamente confirmado como...

Corpo de Bombeiros do DF leva bebê para transplante de fígado no Paraná

Por Kleber Karpov Uma missão aeromédica do Corpo de Bombeiros...

Homem morre a espera de atendimento na UPA Recanto das Emas

Por Kleber Karpov Um homem não identificado morreu neste sábado...

Arraiá da Saúde tem Festa Julina com show do Squema Seis

Por Kleber Karpov O Clube da Saúde, pertencente à Associação...

Destaques

Solenidade na CLDF celebra o Dia da Advocacia Trabalhista

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Paula Belmonte homenageia fundador da Bio Mundo na Câmara Legislativa do DF

Por Kleber Karpov O empresário Edmar Mothé, fundador da rede...

Pneumo 20 chega à rede pública do DF: entenda o que muda no calendário vacinal infantil

Por Kleber Karpov A vacina pneumocócica 20-valente (VPC20) começou a...

Segurança Pública: Brasília mantém posição de capital mais segura do país

Por Kleber Karpov O Distrito Federal foi novamente confirmado como...

Corpo de Bombeiros do DF leva bebê para transplante de fígado no Paraná

Por Kleber Karpov Uma missão aeromédica do Corpo de Bombeiros...