18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:17

Festas, barulho e regras internas: o que é permitido no condomínio e o que fere a lei?

Escritório Thiago Araújo Advocacia orienta como equilibrar convivência, direitos e deveres nos ambientes coletivos

Com a chegada do meio do ano, o clima de festa invade os condomínios: são arraiás, aniversários, churrascos e comemorações diversas que aquecem o calendário dos moradores. Mas, junto com a animação, vêm também as dúvidas (e os conflitos): até que horas pode tocar música? É permitido usar as áreas comuns sem agendar? Pode fazer festa no apartamento?

Afinal, comemorar é um direito — mas a boa convivência também é.

É nesse cenário que o escritório Thiago Araújo Advocacia se tornou referência. Fundado em 2014 e com sede em Águas Claras (DF) — cidade com o maior número de condomínios verticais do Distrito Federal —, o escritório é especializado em Direito Condominial e Imobiliário, e oferece assessoria jurídica estratégica para condomínios, síndicos, incorporadoras, administradoras e moradores.

“Festas são momentos importantes de socialização e pertencimento, mas precisam ocorrer dentro dos limites legais e das regras internas de cada condomínio”, afirma o advogado Thiago Araújo, sócio-fundador do escritório. “Muitas vezes, o conflito poderia ser evitado com informação e planejamento.”

O que diz a lei sobre festas e barulho?

O Código Civil (art. 1.277) estabelece que o morador tem o direito de usar sua unidade livremente, desde que não prejudique a segurança, o sossego e a saúde dos vizinhos. A chamada “Lei do Silêncio” também serve como referência, impondo limites de barulho, principalmente entre 22h e 8h — embora convenções condominiais possam estabelecer regras ainda mais restritivas.

“Cada condomínio tem autonomia para definir horários, formas de uso de salões de festas, limite de ruído e até número de convidados. Esses detalhes precisam estar previstos na convenção e no regimento interno”, explica a advogada Bruna Araújo, especialista em Direito Condominial e Imobiliário.

Festas com som alto fora do horário permitido, eventos realizados sem autorização, consumo de bebida alcoólica em áreas não permitidas ou o desrespeito às normas do condomínio podem ser considerados infrações passíveis de advertência, multa ou medidas judiciais.

“Em alguns casos, o próprio comportamento dentro da unidade pode ser passível de sanção, se extrapolar o aceitável e afetar os vizinhos”, alerta Thiago Araújo. “O direito à propriedade não é absoluto quando se vive em comunidade.”

A importância da assessoria jurídica

O Thiago Araújo Advocacia atua com foco na prevenção de conflitos, oferecendo consultoria permanente para a gestão legal do condomínio, suporte a assembleias, análise de contratos, revisão de convenções e resolução de conflitos.

Na área imobiliária, o escritório também acompanha transações, distratos, regularizações e locações, garantindo segurança jurídica nas decisões e na proteção do patrimônio envolvido.

“Muitos síndicos se veem sobrecarregados em momentos de crise. Ter uma assessoria jurídica ativa faz toda a diferença para garantir uma gestão segura e embasada”, completa Bruna Araújo.

Águas Claras: um laboratório da vida em condomínio

Com mais de 140 mil habitantes e centenas de edifícios residenciais, Águas Claras concentra uma das maiores populações verticais do Brasil. Não por acaso, é também onde o escritório firmou sua base e construiu uma reputação sólida pela agilidade no atendimento e soluções personalizadas.

“A dinâmica de um condomínio é única. Quando bem gerida, ela proporciona qualidade de vida. Quando mal conduzida, pode virar um campo de batalhas”, resume Thiago.

Dicas dos especialistas:

  • Planeje com antecedência: agende o uso das áreas comuns e comunique o síndico sobre a festa.
  • Respeite os horários: fique atento às regras internas — elas prevalecem sobre o senso comum.
  • Evite conflitos: quando houver reclamação, tente resolver de forma amigável ou com mediação.
  • Consulte um advogado: em caso de dúvida, melhor prevenir do que enfrentar uma multa ou processo.

Sobre Thiago Araújo Advocacia

O escritório Thiago Araújo Advocacia atua com foco em Direito Condominial e Imobiliário, oferecendo assessoria jurídica completa para condomínios, síndicos, administradoras, incorporadoras, imobiliárias e proprietários de imóveis. Fundado em 2014, destaca-se pela abordagem preventiva, linguagem acessível e soluções jurídicas que promovem segurança, economia e governança.

Com sede em Águas Claras (DF) — polo vertical do Distrito Federal —, o escritório construiu uma reputação sólida baseada na ética, na agilidade e no atendimento personalizado e especializado para condomínios e imóveis.

Instagram: @taadvocacia

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...