22.5 C
Brasília
05 dez 2025 11:40

Mutirões de saúde ocular vão atender pessoas em situação de rua

Estimativa é que mais de 1,2 mil pacientes passem por consultas

Por Paula Laboissière

Pelo menos seis mutirões de saúde ocular vão atender pessoas em situação de rua até dezembro deste ano. As ações, organizadas pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estão previstas para acontecer nos seguintes estados:

  • Acre,
  • Bahia,
  • Rio de Janeiro,
  • Roraima e
  • Tocantins.

Em nota, o CBO informou que, por meio de acordo firmado com o CNJ, a oferta de cuidados oftalmológicos passou a integrar o rol de serviços oferecidos pelo Programa Pop Rua Jud. A estimativa é que mais de 1,2 mil pacientes passem por consultas com médicos oftalmologistas ao longo do período dos mutirões.

O cronograma definido, até o momento, é o seguinte:

  • 13 de junho em Boa Vista;
  • 10 e 11 de julho em Salvador;
  • 26 a 28 de agosto no Rio de Janeiro;
  • No mês de agosto, em Palmas (data ainda a ser definida).

No Acre e em um município a ser definido no interior do Tocantins, as datas também não foram escolhidas.

Ainda segundo a entidade, antes da formalização da parceria, quatro mutirões de atendimento em saúde ocular já foram realizados este ano. Em uma das ações mais recentes, com o apoio da Justiça Federal de Alagoas e da Comissão de População de Rua, 190 pessoas passaram por atendimento oftalmológico.

“No começo desta semana, 137 receberam os óculos, conforme prescrição feita pelo médico oftalmologista durante a consulta. O número representa 72% dos atendimentos”, destacou o CBO.

Outras 11 pessoas atendidas pelo mutirão foram encaminhadas para tratamentos mais complexos.

Como são os mutirões

Conforme protocolos estabelecidos, os pacientes são avaliados por um médico oftalmologista e fazem exames específicos. Caso tenham problemas de refração, recebem óculos de grau a custo zero e, se a doença em questão exigir acompanhamento ou procedimentos mais complexos, são encaminhados para atendimento em ambulatórios do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Dessa forma, pacientes diagnosticados — ou com suspeita — de condições oculares como glaucoma e retinopatia diabética, doenças altamente prevalentes e de evolução silenciosa, terão a oportunidade de iniciar o acompanhamento adequado por meio do encaminhamento aos serviços especializados de oftalmologia locais. Essa medida é fundamental para evitar a progressão para deficiência visual grave ou mesmo a cegueira nesses casos”, destacou o Conselho.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...