19.5 C
Brasília
06 dez 2025 00:59

Dia Mundial da Saúde: curso de Medicina do Uniceplac oferece atendimentos gratuitos à população

Com estrutura moderna e foco na prática da teoria, atendimentos são realizados por estudantes, com supervisão de professores, nos consultórios da instituição

O Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, foi instituído com o objetivo de reforçar a importância do cuidado com o bem-estar físico e mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ser saudável vai muito além da ausência de doenças e abrange diversos aspectos que proporcionam qualidade de vida aos indivíduos.

No Distrito Federal, o Centro Universitário UNICEPLAC vem contribuindo há 37 anos para a promoção da saúde, por meio de atendimentos gratuitos oferecidos à população. A instituição atende, anualmente, mais de 12 mil pessoas em diversas áreas, como Medicina, Odontologia, Psicologia, Nutrição, Educação Física, Fisioterapia, Estética e Cosmética, entre outras.

Medicina aliando inovação, teoria e prática

No curso de Medicina, a prática é um dos pilares da formação. São mais de 35 consultórios instalados no próprio campus, onde estudantes atendem gratuitamente a população, sempre sob a orientação de professores especialistas. A estrutura de laboratórios modernos e o uso de tecnologias de ponta garantem uma formação integral, conectada às demandas do mundo real.

Somos um centro universitário com alto amparo tecnológico, para que nosso aluno se mantenha atualizado com as práticas mais modernas em todo o mundo. E quando unimos isso à prestação de serviço à comunidade, o impacto é ainda maior”, afirma o professor Dr. Marco Antônio Alves Cunha, coordenador do curso de Medicina do UNICEPLAC.

Essa vivência prática fortalece o raciocínio clínico dos estudantes, amplia as habilidades de comunicação e empatia, e desenvolve um olhar mais humano e responsável sobre o papel do médico na sociedade.

O estudante Alexandre Eustáquio de Almeida Rezende Filho, atualmente no 12º semestre do curso de Medicina, participa dos atendimentos desde o terceiro semestre. Para ele, a prática é essencial na consolidação da aprendizagem.

“Já passei pelo ambulatório de Pediatria, Ginecologia, Gastroenterologia, Geriatria, Urologia e Psiquiatria. Foram experiências fundamentais para desenvolver o raciocínio clínico, revisitar conteúdos estudados em sala de aula e aplicar esse conhecimento diretamente com a comunidade. Além disso, é uma oportunidade de praticar habilidades de comunicação e semiologia médica”, relata Filho.

Agendamentos abertos para atendimentos gratuitos

Neste semestre, os atendimentos já estão com inscrições abertas. A população pode contar com serviços nas seguintes especialidades: alergologia, cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, geriatria, ginecologia, mastologia, neurologia, pediatria, pneumologia, oftalmologia, pequenas cirurgias e ultrassonografia.

Agendamento gratuito: (61) 3035-7565 | (61) 99625-4598 (WhatsApp).

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...