20.5 C
Brasília
22 mar 2026 02:56

DF deve contar com primeiro Centro de Referência Especializado em Autismo

A unidade será instalada no Plano Piloto e oferecerá suporte e acolhimento a crianças, adolescentes e adultos com o transtorno do espectro autista

Nesta quarta-feira (2), data marcada pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o governador Ibaneis Rocha anunciou a criação do primeiro Centro de Referência Especializado em Autismo do Distrito Federal. O espaço será dedicado ao atendimento de crianças, adolescentes e adultos com transtorno do espectro autista (TEA), bem como de seus pais. A primeira unidade será instalada no Plano Piloto, e há a previsão de mais duas nas regiões Sudoeste e Norte de Saúde, pontos considerados estratégicos.

“Mais uma vez, o Distrito Federal sai na vanguarda no atendimento e na conscientização, porque nós precisamos muito acolher essas pessoas”, afirmou o chefe do Executivo. O governador explicou que a expectativa é levar o centro de referência para outras regiões administrativas. “O projeto que está sendo tratado é no sentido de que a gente abra pelo menos um centro desses em cada uma das regiões do Distrito Federal, para que possamos acolher todos da melhor forma possível”, defendeu.

O secretário de Saúde, Juracy Cavalcante, destacou que o centro terá um papel fundamental para diagnosticar e dar apoio aos pacientes e às famílias. “Esse suporte é primordial nos primeiros anos de vida. Quando a gente fala do transtorno do espectro autista, geralmente, a criança começa a apresentar sinais por volta dos 2 ou 3 anos de idade. Então, é importante que a gente trabalhe essa parte da capacitação e da educação para que os pais possam reconhecer os sinais, e obviamente depois a gente vem com essa nossa experiência para tentar auxiliar no diagnóstico especializado”, afirmou.

O Centro de Referência Especializado em Autismo será composto por equipes multidisciplinares, com assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, além de salas multissensoriais e equipamentos de estímulo e interação social. O serviço será feito de forma integrada com a Atenção Primária de Saúde.

“É muito importante acolher o paciente e a família. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor é o apoio para o desenvolvimento dessas crianças, adolescentes e adultos. Já na Atenção Primária, poderemos aplicar critérios para ver se esse paciente realmente tem algum transtorno, para que seja orientado e encaminhado para os centros de referência. Esses espaços vão acolher os pacientes, que ficarão conosco durante toda a jornada”, explicou a secretária-adjunta da Secretaria de Saúde (SES-DF), Edna Maria Marques de Oliveira.

O deputado distrital Eduardo Pedrosa ressaltou que a criação dos centros especializados permitirá maior acesso das pessoas com transtorno do espectro autista tanto em relação ao diagnóstico, como em relação aos tratamentos. “Esse centro terá toda uma estrutura de acolhimento e profissionais para garantir que as terapias sejam desenvolvidas e que possamos ajudá-los a ter um acompanhamento. De certa forma, buscamos desafogar a questão dos laudos, que hoje as pessoas têm muita dificuldade”, disse. “É um marco, com certeza, na história do Distrito Federal”.

Governo Federal fiscalizou 1,1 mil postos de combustíveis para evitar abusos

Por Kleber Karpov O governo federal intensificou a fiscalização em...

Mutirão da Mulher realiza 230 mil procedimentos no fim de semana

Por Pedro Rafael Vilela Um mutirão nacional de saúde, envolvendo...

Planaltina realiza três dias de shows do Festival ExpoMix Brasil

Por Luciene Rodrigues A cidade de Planaltina receberá, pela primeira...

Governador Ibaneis Rocha participa de evento de conscientização contra a violência de gênero

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha participou, na manhã...

CrisDown no HRAN é referência no atendimento a pessoas com a síndrome

Por Kleber Karpov Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome...

Destaques

Governo Federal fiscalizou 1,1 mil postos de combustíveis para evitar abusos

Por Kleber Karpov O governo federal intensificou a fiscalização em...

Mutirão da Mulher realiza 230 mil procedimentos no fim de semana

Por Pedro Rafael Vilela Um mutirão nacional de saúde, envolvendo...

II Encontro dos Técnicos em Enfermagem das Cooperativas de Saúde do DF está com inscrições abertas

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Profissionais orientam pacientes e acompanhantes sobre prevenção de engasgos no Hospital da Criançaz

Por Kleber Karpov Em comemoração ao Dia Nacional de Atenção...

HBDF realiza mutirão de colonoscopia e reforça prevenção ao câncer de intestino

Por Kleber Karpov O Hospital de Base do Distrito Federal...