Celina Leão lidera pesquisa para corrida ao Buriti para 2026

Izalci Lucas e Leandro Grass seguem na sequência em empate técnico para eleições do próximo ano

Por Kleber Karpov

Em ano pré-eleitoral, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), sai na frente as primeiras sondagens para as eleições de 2026. Em pesquisa realizada por parte do Instituto Paraná Pesquisa, o nome da Leoa, como é carinhosamente conhecida no DF, foi testado com outros seis concorrentes ao Governo do Distrito Federal (GDF).

Em pesquisa estimulada, em que se menciona o nome dos candidatos, Celina Leão obteve 36,6% das intenções de votos, seguida do senador Izalci Lucas (PL) com 11,3%, tecnicamente empatado com Leandro Grass (PV), presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com 11,2%.

A deputada distrital, Paula Belmonte computou 7,6%, seguida de Ricardo Capelli (PSB), presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) com 5,8%, e do deputado distrital,  Eduardo Pedrosa (União) com 5,4%. Brancos e nulos acumulam 16,4% e 5,8% informaram não saber ou deixaram de opinar na pesquisa.

Na gestão do Distrito Federal, Rocha acumula 42,8% de avaliação positiva com 31,6% de avaliação boa e 11,2% de avaliação ótima. 29,6% avaliou como Regular. Um total de 26,4% reprovam a administração do emedebista, desses, 8,6% como ruim e 17,8 como péssima. No contexto o governador segue com 62% de aprovação e 33,9 de desaprovação. 1,2% dos participantes não souberam responder ou não opinaram.

Questionado sobre o resultado da pesquisa Rocha, apontou se tratar de reflexo do empenho do governo em promover entregas à população do DF. De acordo com o governador, algo que dá “ânimo para seguir em frente e disputar as próximas eleições com o nosso grupo político unido”.

Cautelosa, Celina Leão, por sua vez, afirma que a pesquisa reflete o momento e o resultado da atuação do trabalho realizado pelo governo. Porém, a Leao foi taxativa. “Mas meu foco não é em pesquisa e sim no trabalho.”, afirmou.

Senado Federal

À corrida às duas vagas do Senado reservadas ao DF, também em pesquisas estimulada a ex-primeira-dama, Michele Bolsonaro (PL) desponta com 42,9%, seguida do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) com 36,9%. Na sequência estão, a senadora, Leila do Volei (PDT) com 26,7%, a deputada federal Erika Kokay (PT), Bia Kicis (PL) com 20,7%, seguida de Rosilene Corrêa (PT) com 8,1%. Brancos e nulos acumulam 7,3% e 3,9% informaram não saber ou não responderam.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Das UBSs às ruas: rede de saúde do DF acolhe pessoas em situação vulnerável

Por Kleber Karpov As equipes do Consultório na Rua totalizaram...

Farmácia oncológica reforça atenção a pacientes no hospital de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Taguatinga consolidou relevância...

Senado debate fraudes em contratos de saúde em audiência solicitada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará

Por Kleber Karpov Problemas estruturais na gestão sanitária brasileira ganham...

Ações de prevenção às drogas alcançam mais de 3 mil estudantes no DF em 2026

Por Kleber Karpov Entre maio e outubro de 2026, programas...

Bets entram no centro das discussões do debate jurídico e econômico no STF

Por Kleber Karpov Representantes de diversas agremiações esportivas brasileiras manifestaram...

IGESDF prepara profissionais para tornar atendimento no SUS mais ágil e eficiente

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Solidariedade feita à mão leva 80 turbantes a pacientes oncológicas do Hospital de Base

Por Kleber Karpov Um mutirão de artesanato movido pela solidariedade...

Anvisa interdita parte de terminal no Porto de Santos (SP)

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Destaques

Das UBSs às ruas: rede de saúde do DF acolhe pessoas em situação vulnerável

Por Kleber Karpov As equipes do Consultório na Rua totalizaram...

Farmácia oncológica reforça atenção a pacientes no hospital de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Taguatinga consolidou relevância...

Senado debate fraudes em contratos de saúde em audiência solicitada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará

Por Kleber Karpov Problemas estruturais na gestão sanitária brasileira ganham...

Ações de prevenção às drogas alcançam mais de 3 mil estudantes no DF em 2026

Por Kleber Karpov Entre maio e outubro de 2026, programas...

Bets entram no centro das discussões do debate jurídico e econômico no STF

Por Kleber Karpov Representantes de diversas agremiações esportivas brasileiras manifestaram...