18.5 C
Brasília
06 dez 2025 04:56

Salve Jorge: Representantes da carreira GAPS se reúnem com secretária de Saúde para encaminhar proposta de reajuste salarial

Com reunião intermediada pelo deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, deve encaminhar à secretaria de Economia, proposta endossada por sindicatos de 15% de reajuste para avaliação de viabilidade financeira

Por Kleber Karpov

Em sequência ao rito estabelecido pelo GDF, representantes da categoria da carreira de Gestão e Assistência Pública à Saúde do Distrito Federal (GAPS), se reuniram na sexta-feira (15/Fev), com a Secretária de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Lucilene Florêncio, para deliberar sobre a pauta de reivindicações da categoria, de reajuste salarial.

Categoria GAPS em assembleia na CLDF aprova pautas da categoria – Foto: Wilter Moreira

A reunião ocorreu após deliberação da categoria durante a Assembleia Geral realizada na manhã de quinta-feira (14/Fev), na Câmara Legislativa do DF (CLDF), pelo Movimento Unificado pela Valorização da carreira GAPS e de reunião com o Secretário de Estado de Economia do DF (SEEDF), Ney Ferraz (13/Fev).

Reunião do Movimento Unificado da carreira GAPS, intermediado pelo deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), se reúne com secretário de Economia – Foto: Wilter Moreira

Na Secretaria de Saúde

A reunião com Lucilene Florêncio contou com a presença do deputado distrital Jorge Vianna (PSD), responsável pelas recentes articulações entre o governo e o Movimento Unificado, composto pela Associação dos Servidores Públicos da Saúde do DF (ASPSES-DF), e os sindicatos dos Técnicos e Tecnólogos e Auxiliares em Radiologia do Distrito Federal (SINTTAR/DF) e dos Trabalhadores Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal do DF (SINTTASB-DF). Dessa vez, também se somou às discussões, presencialmente, um representante do Sindicato dos Empregados dos Estabelecimentos de Saúde de Brasília (SindSaúde-DF).

Ao PDNews, Vianna explicou que Lucilene Florêncio se comprometeu a dar encaminhamento à pauta de reajuste deliberada pela categoria, com o encaminhamento à Economia. Ferraz, por sua vez deve analisar viabilidade financeira de GDF arcar com tais despesas dos custos para implementação do aumento salarial.

“Hoje, nos reunimos com a Secretária de Saúde, que vai prosseguir com o pedido da categoria [GAPS]: 15% de reajuste para os técnicos de enfermagem e 20% para os auxiliares de saúde. Por exemplo, o GAPS vai receber os mesmos 15%, em três parcelas: uma em maio, outra em outubro e a última em abril do próximo ano. Os auxiliares de saúde, que antes eram AOSDs [Auxiliar Operacional de Serviços Diversos], também receberão o aumento, mas de 20%.”, explicou Vianna.

Ainda segundo o deputado, o percentual diferenciado aos antigos AOSDs, foi um pedido do parlamentar, durante a reunião na Secretaria de Economia. “Esse pedido de 20% foi feito por mim em uma reunião na Secretaria da Economia, onde argumentei que os AOSDs tinham salários muito baixos e mereciam um reajuste maior. A Secretaria, Ledamar [chefe de Gabinete, Ledamar Sousa Resende], então, fez a proposta de 20% para os AOSDs. Fiz isso porque meu pai também foi AOSD e eu sabia que o salário dele era muito baixo.”, explicou.

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...