20.5 C
Brasília
22 mar 2026 01:34

Bolsa Família: cerca de 195 mil beneficiários podem ser bloqueados

Mais da metade dos usuários do programa não compareceram ao acompanhamento em saúde referente ao segundo semestre deste ano

A Secretaria de Saúde (SES-DF) alerta que, atualmente, cerca de 195 mil beneficiários do programa Bolsa Família não fizeram o acompanhamento em saúde referente à segunda vigência (semestre) de 2024. O número corresponde a 55,25% do público, entre gestantes, mulheres e crianças. Não comparecer a essas consultas pode acarretar o bloqueio, a suspensão ou o cancelamento do benefício.

Mulheres de 14 a 44 anos e crianças compõem o total de mais de 350 mil beneficiários do DF do programa no perfil Saúde | Foto Mariana Raphael/Arquivo Agência Saúde

Apenas 44,75% fizeram o acompanhamento – um percentual abaixo do esperado, que acaba colocando a capital federal nas últimas posições do ranking nacional. No DF, há mais de 350 mil beneficiários do programa no perfil Saúde – mulheres de 14 a 44 anos e também crianças, das quais 95 mil são menores de 7 anos.

Requisito

O acompanhamento na área é fundamental para a manutenção do benefício, além de garantir o bem-estar das famílias participantes. “Asseguramos o acesso a esses serviços de saúde vitais às mulheres do programa, monitorando o cumprimento dos requisitos e buscando melhorias contínuas”, afirma a coordenadora distrital do Bolsa Família na SES-DF, Christiane Viana.

Gestantes, mulheres entre 14 e 44 anos e crianças menores de 7 anos devem comparecer à unidade básica de saúde (UBS) de referência. O DF possui 176 UBSs, distribuídas por todas as regiões.

Ao chegar à unidade, será preciso apresentar ao profissional de saúde o documento de identificação com foto e o cartão do Bolsa Família. Para as gestantes, é necessário também levar a caderneta de pré-natal, e, para as crianças menores de 7 anos, apresentar o cartão vacinal.

Governo Federal fiscalizou 1,1 mil postos de combustíveis para evitar abusos

Por Kleber Karpov O governo federal intensificou a fiscalização em...

Mutirão da Mulher realiza 230 mil procedimentos no fim de semana

Por Pedro Rafael Vilela Um mutirão nacional de saúde, envolvendo...

Planaltina realiza três dias de shows do Festival ExpoMix Brasil

Por Luciene Rodrigues A cidade de Planaltina receberá, pela primeira...

Governador Ibaneis Rocha participa de evento de conscientização contra a violência de gênero

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha participou, na manhã...

CrisDown no HRAN é referência no atendimento a pessoas com a síndrome

Por Kleber Karpov Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome...

Destaques

Governo Federal fiscalizou 1,1 mil postos de combustíveis para evitar abusos

Por Kleber Karpov O governo federal intensificou a fiscalização em...

Mutirão da Mulher realiza 230 mil procedimentos no fim de semana

Por Pedro Rafael Vilela Um mutirão nacional de saúde, envolvendo...

II Encontro dos Técnicos em Enfermagem das Cooperativas de Saúde do DF está com inscrições abertas

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Profissionais orientam pacientes e acompanhantes sobre prevenção de engasgos no Hospital da Criançaz

Por Kleber Karpov Em comemoração ao Dia Nacional de Atenção...

HBDF realiza mutirão de colonoscopia e reforça prevenção ao câncer de intestino

Por Kleber Karpov O Hospital de Base do Distrito Federal...