25.5 C
Brasília
05 dez 2025 14:13

Cruzeiro recebe ações preventivas e inspeções domiciliares contra a dengue

Com a chegada das chuvas, trabalho das equipes será intensificado para evitar proliferação do mosquito Aedes aegypti

Por Thaís Miranda

A chuva registrada na segunda-feira (7) reforçou a chegada da primavera e também o trabalho preventivo do Governo do Distrito Federal (GDF) contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Nesta terça-feira (8), a força-tarefa da Secretaria de Saúde percorreu diversos endereços residenciais do Cruzeiro, com a expectativa de visitar mais de 100 imóveis.

“Agora que as chuvas devem começar de vez, a gente está passando de casa em casa para orientar os moradores sobre o aumento da dengue nesse período do ano. Estamos levando observações gerais sobre o mosquito e a doença para conscientizar”, afirmou a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental Sul, Sandra Silva.

Ação da Secretaria de Saúde é focada na educação e na conscientização da população | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Com o período chuvoso, há maior risco de proliferação do inseto. O acondicionamento irregular de lixo e qualquer recipiente que possa acumular água são chamarizes para que o mosquito se reproduza. O zelador João Izídio da Silva, 59 anos, fez questão de abrir as portas do condomínio onde trabalha, na Quadra 2.

“O meu trabalho de zelador já é para garantir que tudo esteja limpo, mas com os especialistas a gente consegue ter certeza de impedir a proliferação do mosquito. As pessoas dos apartamentos também devem colaborar para a gente não ter aumento nos casos”, disse João.

João Izídio da Silva: “O meu trabalho de zelador já é para garantir que tudo esteja limpo, mas com os especialistas a gente consegue ter certeza de impedir a proliferação do mosquito”

A boa iniciativa também foi tomada pelo servidor público Antônio Fernandes Neto, 54. Ele foi um dos moradores do condomínio que receberam os agentes: “Muito bom recebê-los para fazer essa inspeção e verificar os focos da dengue. Olharam os ralos, box e vasos. É muito importante ter essas ações porque a doença parece que está cada vez mais poderosa”.

Conscientização desde cedo

Além das visitas domiciliares, o GDF orienta sobre o tema em escolas. Para este segundo semestre, o governo já iniciou as ações preventivas contra a dengue nas instituições de ensino públicas. O Centro de Ensino Fundamental (CEF) 25, em Ceilândia, foi o primeiro a receber os agentes para conscientizar alunos e funcionários sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti. Por meio de palestras para estudantes da rede pública, a ação pretende aumentar a conscientização dos brasilienses sobre a eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Medidas preventivas

Aedes aegypti é um mosquito pequeno, de cor escura e com listras brancas no corpo e nas pernas. Ele se reproduz em água parada, o que significa que qualquer recipiente, por menor que seja, pode se tornar um criadouro. Vasos de plantas, pneus, garrafas e até mesmo tampinhas de garrafas são locais ideais para o inseto depositar seus ovos.

Confira as principais ações de cuidados para evitar a proliferação do mosquito

  • Elimine focos de água parada. Verifique semanalmente sua casa e quintal para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água. Mantenha caixas d’água, tonéis e barris bem tampados
  • Use repelentes. Aplicar repelente nas partes expostas do corpo ajuda a evitar picadas. Reaplique conforme as instruções do fabricante, especialmente se estiver ao ar livre
  • Proteja a casa. Instale telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos. Mosquiteiros sobre as camas também são uma boa opção
  • Mantenha-se informado. Acompanhe as campanhas de conscientização e siga as orientações das autoridades de saúde.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...