Pepa apresenta projeto de lei para enfrentamento das queimadas no DF

O aumento das queimadas provocou uma das maiores crises ambientais da história no Distrito Federal. Diante dessa situação alarmante, o deputado distrital Pepa (PP) apresentou o projeto de lei 1.309/2024, que cria o Programa de Prevenção e Enfrentamento às Queimadas no DF. A proposta visa implementar medidas integradas e coordenadas para reduzir a incidência e os impactos das queimadas.

“O Distrito Federal está vivendo uma crise ambiental e de saúde pública sem precedentes. As queimadas deste ano têm causado prejuízos imensuráveis, e precisamos agir de forma proativa e integrada para combater esse problema”, afirmou o parlamentar.

O projeto de lei propõe ações abrangentes para enfrentar as queimadas. Entre as medidas previstas, estão campanhas educativas anuais sobre riscos e impactos dos incêndios e produção de materiais informativos voltados para as comunidades rurais e urbanas. Além disso, prevê a promoção de treinamentos em escolas, empresas e entidades civis sobre práticas preventivas e primeiros socorros em casos de incêndio.

Um dos pontos centrais da proposta é a criação de um sistema de monitoramento e alerta para identificar focos de incêndio, utilizando tecnologias como satélites e drones. Também sugere a implementação de um protocolo de ação rápida no combate aos incêndios, coordenando os esforços entre órgãos estaduais e federais, além do reforço na fiscalização de práticas agrícolas e de manejo do solo.

No campo da infraestrutura, prevê investir em equipamentos e veículos adequados ao combate a incêndios, assim como na formação de brigadas especializadas, com recursos de proteção individual. O distrital também enfatiza a importância das parcerias com instituições acadêmicas, organizações da sociedade civil e setor privado, visando à promoção de campanhas educativas, ao desenvolvimento de materiais informativos, à realização de treinamentos e de ações de replantio, bem como à recuperação de áreas devastadas.

“Não podemos mais adiar essa discussão. O Distrito Federal está em uma situação crítica, com sérios prejuízos ambientais, econômicos e para a saúde da nossa população. Ao aprovarmos este projeto, daremos um passo decisivo para enfrentar a crise atual e prevenir futuras ocorrências, promovendo um ambiente mais seguro e saudável para todos”, concluiu Pepa.

O número de incêndios florestais neste ano já supera o total registrado nos últimos cinco anos. Milhares de hectares de áreas de conservação, parques e propriedades rurais foram afetados. A fumaça decorrente das queimadas pode ampliar os casos de doenças respiratórias, especialmente entre crianças e idosos. Além disso, a degradação das áreas de nascentes está comprometendo o fornecimento de água, com impactos para a agricultura e para o abastecimento da população.

Conheça o projeto.

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...