DF moderniza monitoramento das síndromes gripais

Ambiente virtual da Secretaria de Saúde facilita acesso a informações e agiliza gestão. Mapa mostra a incidência de casos por Região Administrativa

Por Humberto Leite

Quantos pacientes foram atendidos nas unidades da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) com sintomas gripais a cada semana de 2024? Qual é a faixa etária deles? Em quais Regiões Administrativas? Quantos exames e internações foram necessários? Informações como essas podem agora ser facilmente acessadas por meio da Sala de Monitoramento Virtual das Síndromes Gripais, lançada nesta semana pela SES-DF.

Sala virtual de monitoramento permite acesso a dados de atendimento em UBSs, UPAs e hospitais. Imagem: Reprodução/InfoSaúde-DF

“A disponibilidade de informações desempenha um papel crucial no aperfeiçoamento dos serviços de saúde prestados à população, pois permite várias melhorias como planejamento e alocação de recursos”, afirma a subsecretária de Atenção Integral à Saúde da SES-DF, Bianca Lima. O ambiente virtual reúne informações obtidas de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e da Vigilância à Saúde, incluindo boletins epidemiológicos e um mapa onde é possível identificar as áreas com maiores incidências.

Saúde baseada em dados

A Sala de Monitoramento Virtual das Síndromes Gripais se espelha na experiência positiva do painel de acesso a informações sobre a dengue, implementado em fevereiro deste ano e que, em apenas três meses, teve mais de 200 mil cliques. “É mais um conglomerado de informações para auxiliar o profissional de saúde, o gestor, a população e o controle social nas questões relacionadas aos períodos das síndromes gripais, fazendo, assim, uma saúde baseada em evidências”, explica o subsecretário de Planejamento à Saúde da SES-DF, Rodrigo Vidal.

Iniciativa do Centro de Inteligência Estratégica para Gestão do SUS no DF (Cieges-DF), a sala é atualizada com base em sistemas como o E-Sus, o Sistema de Gestão Hospitalar e o TrackCare. O espaço apresenta ao usuário uma linguagem simples e pode ser acessada tanto via computadores quanto celulares ou tablets.

A coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Sandra França, elogia a possibilidade de tomar decisões rápidas com base no ambiente virtual. À frente do trabalho realizado pela rede de 176 UBSs, ela destaca: “A sala de monitoramento permite que a gestão reaja prontamente às demandas e adapte os serviços conforme a demanda, o que é crucial em contextos como o de síndromes gripais.”

Uma das principais medidas para o combate às síndromes gripais é a vacinação. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

 

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...

Gabriela Hardt ex-juíza da Lava Jato é afastada por dois anos pelo CNJ

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu,...

CNJ acaba com aposentadoria compulsória como punição máxima para juiz

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou,...

Carol Dartora aciona TSE para impedir retrocesso no financiamento de candidaturas negras

Por Kleber Karpov A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) encaminhou...

Congresso celebra Ano Cultural Brasil-China 2026 e reforça novas frentes de cooperação entre os países

Por Kleber Karpov A Câmara dos Deputados realizou, nesta segunda-feira...

Destaques

Secretaria libera R$ 42,1 milhões para pagamento do Cartão Gás, Cartão Prato Cheio e DF Social

Por Kleber Karpov Um total de R$ 42,1 milhões foi...

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...

Gabriela Hardt ex-juíza da Lava Jato é afastada por dois anos pelo CNJ

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu,...