18.5 C
Brasília
05 dez 2025 06:26

Grau de satisfação dos usuários do Metrô-DF é de 84%

Percentual é maior do que o do levantamento anterior; pesquisa revela também o perfil de quem usa o sistema metroviário: maioria formada por mulheres, trabalhadores e estudantes, com faixa etária entre 21 e 30 anos

Quem é o brasiliense que usa o metrô no Distrito Federal? Como ele acessa o sistema, para onde vai, que outros tipos de transporte pega para chegar ao destino, com que frequência usa, como avalia o serviço? A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) concluiu o relatório da Pesquisa de Avaliação de Serviços Prestados 2023/2024, que traz também dados sobre o perfil do passageiro do sistema metroviário.

A Pesquisa de Avaliação de Serviços Prestados 2023/2024, que indica o grau de satisfação dos usuários do Metrô-DF, traz também dados sobre o perfil do passageiro do sistema metroviário | Foto: Paulo Barros/ Metrô-DF

O índice de satisfação do usuário (percentual de entrevistados que atribuíram nota geral igual ou superior a 7 ao Metrô-DF) foi de 84,21% – 3,2% maior do que na última pesquisa realizada em 2022/2023.

“A pesquisa mostra que estamos no caminho certo. A expansão para Samambaia e Ceilândia é uma demanda importante e o GDF já deu a largada nesses dois processos. A modernização da bilhetagem também proporcionou um ganho importante: hoje menos de um terço precisa ir às bilheterias para acessar o sistema. Apesar dos bons resultados, não estamos acomodados”

Handerson Cabral, diretor-presidente do Metrô-DF

Foram entrevistadas 3.003 pessoas entre os dias 11 e 22 de março deste ano, em todas em estações do Metrô: 14,8% dos questionários foram aplicados na Central; 7,6% em Arniqueiras. As demais estações tiveram percentuais entre 1,3% e 6,2% dos entrevistados.

“O questionário da pesquisa tem 55 perguntas e foi aplicado em todos os horários e estações, com usuários de todas as idades, durante a semana e também no fim de semana, atendendo a todos os critérios metodológicos. Portanto, a amostra representa de fato um perfil de usuários do Metrô-DF, o que permite à gestão ter dados importantes para balizar suas ações estratégicas, entender os gargalos e mitigar problemas apontados”, explica o ouvidor do Metrô-DF, Rodolfo Rocha.

Segundo Rodolfo Rocha, fica claro que o Metrô é usado por um público em dias úteis (trabalho) e por outro aos domingos (lazer) – especificamente, apenas 9% dos brasilienses usam o metrô todos os domingos.

De acordo com o ouvidor do Metrô-DF, Rodolfo Rocha, “a amostra representa de fato um perfil de usuários do Metrô-DF, o que permite à gestão ter dados importantes para balizar suas ações estratégicas, entender os gargalos e mitigar problemas apontados”

Os resultados mostram ainda que a maioria dos respondentes usa exclusivamente o metrô e faz o restante do trajeto a pé (seja indo para o trabalho ou voltando para casa); quase um terço acessa o sistema com gratuidade. Ir ao trabalho ou a instituições de ensino são os principais objetivos.

Em termos de perfil, a maioria do público que usa o sistema é formada por mulheres, trabalhadores, empregados, brancos (embora a soma de pretos e pardos seja superior). A faixa etária prevalente é entre 21 e 30 anos e a faixa de renda da maioria está entre R$ 1.412 a R$ 2.640.

O ouvidor do Metrô-DF, Rodolfo Rocha, salienta a importância de usar o canal da Ouvidoria para registrar reclamações, sugestões e elogios 77,81% dos usuários afirmaram não utilizar nenhum meio de comunicação com o Metrô-DF. Entre os que se comunicam de alguma forma, o maior percentual (10,59%) afirmou usar o aplicativo. Por meio do aplicativo, há link direto para a Ouvidoria, que também pode ser acessada pelo (61) 99265-1178 ou pelo e-mail: [email protected].

Reivindicações

Em termos de perfil, a maioria do público que usa o sistema é formada por mulheres, trabalhadores, empregados, brancos (embora a soma de pretos e pardos seja superior)

Entre as reivindicações, está a expansão da linha para Samambaia e Ceilândia. “A pesquisa mostra que estamos no caminho certo. A expansão para Samambaia e Ceilândia é uma demanda importante e o GDF já deu a largada nesses dois processos. A modernização da bilhetagem também proporcionou um ganho importante: hoje menos de um terço precisa ir às bilheterias para acessar o sistema. Apesar dos bons resultados, não estamos acomodados”, disse o diretor-presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral.

Em relação ao sistema de bilhetagem, 78,1% dos entrevistados avaliaram como bom e ótimo. A imensa maioria dos usuários aprova o horário de funcionamento de segunda a sábado (93,8%) e aos domingos e feriados (82,4%). Os usuários também consideram o metrô seguro: 96% nunca foram roubados, nem furtados e nem presenciaram ações dessa natureza no Metrô-DF.

A principal demanda, no entanto, é a redução nos intervalos entre os trens, apontado por 55,3% da população. O Metrô-DF está modernizando o sistema de energia e aguarda o resultado do processo de seleção do Ministério das Cidades, onde tramita o projeto para a obtenção de recursos para a compra de 15 novos trens. Com uma nova frota e modernização concluída, será possível reduzir o intervalo entre os trens com a nova frota.

70,85%

dos entrevistados mostraram-se satisfeitos com o atendimento dos empregados da segurança; 24,05% avaliou como regular, e 3,8% disseram estar insatisfeitos com o serviço

Avaliações dos serviços e outros insights da pesquisa

– Qual o serviço mais importante prestado pelo Metrô-DF?
52,7% dos entrevistados disseram que o tempo de viagem é o mais importante dentre os outros serviços. O valor da tarifa é apontado como segunda maior vantagem, com 48,1%.

– Para qual região o Metrô-DF deveria ser expandido?
68% apontaram que a expansão deve ser para Samambaia. Ceilândia e Gama aparecem com 23%.

– Como avaliam o tempo de viagem?
64,06% dos entrevistados avaliaram de maneira positiva em relação ao tempo de viagem do Metrô-DF; 29,05% avaliam como regular e apenas 6,8% mostraram insatisfeitos com o tempo gasto no trajeto.

– Como é o atendimento dos empregados da segurança?
70,85% dos entrevistados mostraram-se satisfeitos com o atendimento dos empregados da segurança; 24,05% avaliou como regular, e 3,8% disseram estar insatisfeitos com o serviço.

– Como avaliam a segurança do Metrô-DF?
69,89% dos entrevistados avaliaram como bom e ótimo; 24,85% disseram estar regular, e 4,43% avalia como ruim e/ou péssimo.

– Como avaliam a fiscalização do carro exclusivo?
63,09% dos entrevistados avaliaram de forma positiva a fiscalização do carro exclusivo, 25,98% como regular e 4,17% avalia como ruim e/ou péssimo.

– Como avaliam a fiscalização dos ambulantes?
49,87% dos entrevistados avaliaram de forma positiva em relação à fiscalização dos ambulantes e pedintes dentro do Metrô-DF, 36,11% informou estar regular, e 12,39% avaliaram de forma negativa a questão.

Avaliação dos serviços nas estações

– Limpeza e Conservação: Positiva (80,48%)
– Acessibilidade: Positiva (72,02%)
– Iluminação: Positiva (78,02%)
– Ventilação: Positiva (65,49%)
– Limpeza e Conservação: Positiva (80,48%)
– Sinalização: Positiva (71,66%)
– Aviso Sonoro: Positiva (59,63%)

Avaliação dos serviços nos trens

– Limpeza e Conservação: Positiva (75,85%)
– Sinalização: Positiva (71,89%)
– Acessibilidade: Positiva (70,46%)
– Aviso Sonoro: Positiva (51,2%)
– Limpeza e Conservação: Positiva (75,85%)
– Ventilação: Positiva (36,74%)

Avaliação das bilheterias

– Uso das bilheterias: 33%
– Tempo de espera: Positivo (76%)
– Atendimento: Positivo (81,6%)
– Sistema de bilhetagem: Positivo (78,1%)

Avaliação da segurança e Fiscalização

– Avaliação da segurança: Positiva (69,89%)
– Fiscalização do carro exclusivo: Positiva (63,09%)
– Fiscalização de ambulantes e pedintes: Positiva (49,87%)
– Atendimento de primeiros-socorros: Positiva (57,43%)

Perfil dos Usuários

Gênero
– Mulheres: 53,4%
– Homens: 45,4%

Raça
– Brancos: 42,8%
– Pardos: 35,31%
– Pretos: 18,35%

Idade
– 21 a 30 anos: 33,6%
– 31 a 40 anos: 27,5%
– 16 a 20 anos: 15,4%

Ocupação
– Empregados: 73,7%
– Estudantes: 10,5%
– Autônomos: 5,1%
– Aposentados: 3,3%
– Desempregados: 2,2%

Grau de instrução
– Ensino médio completo: 57%
– Ensino superior completo: 22%
– Ensino superior incompleto: 7%

Renda
– R$ 1.412 a R$ 2.640: 39,9%
– R$ 2.640 a R$ 7.920: 24,4%
– Até um salário mínimo: 17,4%
– Acesso e Frequência

Meios de Acesso ao Metrô
– A pé: 56,3%
– Ônibus: 27,9%
– Carro: 9,4%
– Bicicleta: 2,6%

Frequência de Uso
– Dias úteis: 82%
– 2 a 3 dias por semana: 12,3%
– Finais de semana: 1,8%
– Não frequente: 4%

Gratuidade
– Uso gratuito: 32,1%
– Pagamento: 67,9%

Source link

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...