18.5 C
Brasília
21 mar 2026 02:53

Campanha ‘Mulher, Não se Cale!’ chega às feiras permanentes de Brasília para combater violência de gênero

A ação será relançada no dia 2 de agosto, na abertura das atividades da Secretaria da Mulher (SMDF) em alusão ao Agosto Lilás no DF.

A campanha “Mulher, Não se Cale!”, uma iniciativa da Secretaria da Mulher em parceria com o Instituto Inside Brasil, está sendo relançada, desta vez focando nas grandes feiras permanentes do Distrito Federal. Após passar por várias estações de metrô e terminais rodoviários, o objetivo agora é conscientizar a população sobre todo e qualquer tipo de violência praticada contra as mulheres, fornecendo informações e apoio diretamente no cotidiano das pessoas através da distribuição de panfletos, banners e suporte. A campanha começa no dia 02 de agosto e vai até 22 de setembro.

Segundo o Presidente do Instituto Inside Brasil, Robielisson Medeiros, a expectativa é de alcançar mais pessoas de diferentes gêneros que passam nas feiras durante esse período.

‘‘Minha expectativa para este ano é mais alta do que a anterior. No ano passado, alcançamos uma média de 120 mil pessoas, e espero que este ano o número seja maior. Além disso, também queremos atingir homens que têm pouco conhecimento sobre o assunto ou que não se manifestam em determinadas situações. Graças a Deus, em 2024 tivemos menos denúncias comparado ao ano passado, mas o número ainda é alto e, por isso, o movimento está mais forte do que nunca’’.

Durante as ações serão usados óculos de realidade virtual para demonstrar como identificar e se defender da violência no ambiente virtual, que tem criado novas formas de violência de gênero. É o caso do “estupro virtual”, ato de ameaçar alguém para praticar, em frente a uma webcam, atos sexuais.
As atuações ocorrerão nas feiras: Central de Ceilândia, Feira do Setor “O”, Feira Permanente do P Norte, Feira do Produtor de Ceilândia, Shopping Popular de Ceilândia, Feira de Sobradinho I, Feira de Sobradinho II, Feira de Confecção de Planaltina e Feira do Produtor de Planaltina às sextas-feiras, sábados e domingos, entre os dias 02/08/2024 e 22/09/2024.

O DF registra o maior número de denúncias de violência de gênero em 14 anos – Foto: reprodução

DF Registra Níveis Recordes de Violência Doméstica

Em 2023, o Distrito Federal registrou o maior número de casos de violência doméstica em 14 anos, com mais de 52 ocorrências diárias relacionadas à Lei Maria da Penha. Esse aumento alarmante destaca a urgência de iniciativas como a campanha “Mulher, Não se Cale!”.

Apesar da Lei Maria da Penha, uma das legislações mais avançadas do mundo no combate à violência contra as mulheres, estar em vigor há 18 anos, a taxa de violência continua elevada. A campanha visa intensificar a conscientização e incentivar as vítimas a denunciarem seus agressores, buscando reduzir esses números preocupantes.

Segundo o artigo 7º da Lei nº 11.340/2006, existem cinco formas de violência:

Sexual: Forçar ou intimidar a mulher a uma relação sexual não desejada.
Física: Bater, empurrar, cortar, puxar o cabelo, atirar objetos, etc.
Patrimonial: Retenção, subtração ou destruição de bens/objetos da mulher.
Psicológica: Intimidar, constranger, manipular e explorar.
Moral: Caluniar, difamar ou injuriar.

Esses são os principais canais de denúncia disponíveis:

  • Disque 190 – Emergência Policial
  • Ligue 180 – Central de Atendimento às Mulheres
  • Disque 197 – Disque Denúncia
  • (61) 3207-6172 – Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM)

Para saber mais informações sobre a campanha, acesse: www.mulhernaosecale.com.br e acompanhe nas redes sociais @mulhernaosecale_df

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...