25.5 C
Brasília
05 dez 2025 16:04

Residentes e multiprofissionais iniciam curso sobre controle de infecções hospitalares no DF

Capacitação tem como foco a Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde

Por Luciane Paz

Teve início nesta quarta-feira (24) o II Curso de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), Medidas de Prevenção da Disseminação de Microrganismos Multirresistentes e Uso Racional de Antimicrobianos, no auditório da FEPECS/DF (Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – GDF). O curso, que se estende até quinta-feira (25), tem como público-alvo residentes médicos, além de multiprofissionais do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF) e Secretaria de Saúde (SES-DF).

Emanuela Ferraz, diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa, ressaltou a importância do treinamento para os residentes. “O treinamento é crucial para os residentes, pois oferece a oportunidade de adquirir habilidades práticas, conhecimento teórico e experiência clínica necessários para se tornarem profissionais competentes e confiantes em suas áreas”, destacou Emanuela.

Dr. Julival Ribeiro, médico infectologista no treinamento sobre infecções hospitalrares –  Foto: Davidyson Damasceno/IGESDF

A abertura do evento contou com a presença do superintendente do HBDF, Guilherme Porfírio, Rogério Nóbrega, Coordenador da Residência Médica do IgesDF, Dr. Julival Ribeiro, médico infectologista, e Inocência Rocha Fernandes, diretora-executiva da Fepecs.
Guilherme Porfírio enfatizou a importância dos residentes no HBDF. “Vocês residentes integram nossa equipe e são o corpo robusto que temos no Hospital de Base. Aproveitem o curso, pois estamos no maior e melhor hospital do Centro-Oeste”, ressaltou. Ele também mencionou um projeto, em parceria com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, visando reduzir o número de transmissões evitáveis para pacientes hospitalares.

O curso, com carga horária de 17 horas, tem como objetivo promover a capacitação profissional em prevenção e controle de IRAS e Medidas de Prevenção da Disseminação de Microrganismos Multirresistentes e Uso Racional de Antimicrobianos. A programação inclui conteúdos atuais e discussões de exemplos concretos sobre boas práticas, legislação sanitária vigente e políticas públicas relacionadas ao tema.

Os participantes serão capacitados para diagnosticar, planejar, implementar, controlar e prevenir a ocorrência de IRAS em serviços de saúde. Além de desenvolver habilidades de prevenção da disseminação de microrganismos multirresistentes e uso racional de antimicrobianos.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...