19.5 C
Brasília
05 dez 2025 08:09

DF registra 55 mortes e mais de 100 mil pessoas infectadas por vírus da dengue

Cerca de 82 mortes seguem em investigação segundo dados de boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde divulgado na segunda-feira (26)

Por Kleber Karpov

Dados do boletim epidemiológica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) divulgado na segunda-feira (26/Fev), confirmou um total de 55 mortes causadas por infecção pelo vírus da dengue, desde o início do ano. Outros 82 registros de óbitos estão sob investigação e, mais a capital do país conta com mais de 100.558 casos prováveis no radar da SES-DF. As 55 mortes do DF equivalem as 29,5% das 184 mortes registradas em todo o país com outras 609 mortes em investigação.

A Região Administrativa Ceilândia, permanece na liderança dos óbitos pela doença, com um total de 10 mortes, seguidos pro Recanto das Emas com cinco e Taguatinga e Samambaia, ambos com quatro óbitos em cada uma das RAs.

Mortes por faixas etárias

Os dados apontam os idosos, entre os 60 e 79 anos, com predominância nos casos de óbitos com um total de 22 mortes confirmadas, equivalente a 40% das 55 mortes registradas no DF. Seguido pela faixa de adultos entre 30 e 59 anos, com 15 mortes (27,2%) , 10 aos 29 anos com sete mortos (12,7%) e dois óbitos entre menor de um e nove anos de idade (0,04%).

Faixa etária Óbitos registrados
Menor de 1 ano 1
1 a 4 0
5 a 9 1
10 a 14 0
15 a 19 1
20 a 29 6
30 a 39 3
40 a 49 8
50 a 59 4
60 a 69 12
70 a 79 10
80 anos e mais 9

Nomeações

O Diário Oficial desta terça-feira (27/Fev), publicou novas nomeações de Agentes de Vigilância Ambiental (AVAS) e de Médicos que devem reforçar o time da SES-DF, tanto na fiscalização e prevenção quanto na assistência à saúde.

Tais nomeações foram comemoradas, a exemplo do Sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde do Distrito Federal (Sindivacs-DF), que agradeceu ao governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) e a vice-governadora, Celina Leão (Progressista), por nomear 150 AVAS e 115 Agentes Comunitários de Saúde (ACS, até o momento.

Embora a entidade, que estendeu os agredecimentos a entidades sindicais, aos políticos e parlamentares do DF, além das lideranças comunitárias, também tenha reivindicado completar o quadro com 1.500 ACS e 1.200 AVAS.

Já foram nomeados 150 AVAS e 115 ACS. A luta continua por mais nomeações, pois existe um déficit que precisa ser sanado. Faz-se necessário a nomeação de pelo menos 1500 ACS e 1200 AVAS para compor as equipes e fortalecer de maneira plausível e resoluta, que atenda as exigências e a necessidade da população.”.

Sinais de alerta

Sintomas da dengue comum e da grave são os mesmos nos primeiros dias da doença

A primeira manifestação da dengue, normalmente, é a febre alta (acima de 38 graus), de início abrupto, que costuma persistir por dois a sete dias, acompanhada de dores de cabeça, atrás dos olhos, no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, manchas vermelhas, erupções e coceira na pele.

Tanto a dengue clássica quanto a grave têm os mesmos sintomas nos primeiros dias. Entre os sinais de alerta que ocorrem, habitualmente, entre o quarto e o quinto dia, no intervalo de três a sete dias de doença, estão dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Há ainda casos assintomáticos ou com a presença de apenas um sintoma.

Previna-se

Dados do Ministério da Saúde (MS), apontam que 75% dos focos do aedes aegypti no país, estão dentro das residências. Nesse contexto, a SES-DF reforça o pedido que cada família se dedique, 10 minutos, semanalmente, para verificar e acabar com possíveis locais que sirvam de ambiente para reprodução do mosquito transmissor do vírus da dengue.

A melhor forma de combater a dengue é impedir a reprodução do mosquito. Foto: Arte/EBC – Arte/EBC




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...