21.5 C
Brasília
21 mar 2026 20:18

TSE pretende aprovar regras para uso da inteligência artificial na eleição

Tribunal vai discutir o assunto em audiência pública no fim do mês

Por Kleber Karpov

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pretende aprovar resolução para regulamentar o uso de Inteligência Artificial (IA) em campanhas eleitorais, das eleições municipais de outubro desse ano. Embora ainda sem data definida para votação da resolução, o Tribunal pretende realizar audiência pública, no final desse mês, para discutir  as regras a serem implementadas.

O TSE no entanto adiantou a intenção de proibir as chamadas deepfakes — tecnologia que se utiliza de IA para criação de vídeos falsos, porém, bem com impressão de serem realistas —, com manipulação de vozes e imagens de conteúdo sabidamente inverídico para divulgação de desinformação contra a lisura das eleições e de propaganda negativa contra candidatos e partidos nas redes sociais e na propaganda eleitoral.

Dessa forma o TSE espera conseguir evitar a circulação de montagens de imagens e vozes produzidas por aplicativos de IA para manipular declarações falsas de candidatos e autoridades envolvidas com a organização do pleito.

Plataformas

De acordo com o TSE, cabe às plataformas, a responsabilidade por retirar conteúdos inverídicos, oriundos de IA, caso venham a ser acionados, além de realizar a devida apuração dos responsáveis pela publicação. Ainda de acordo com minuta do Tribunal, essas empresas também devem ficar proibidas de impulsionar postagens com desinformação.

As regras, iniciais, estabelecidas pelo TSE, o infrator da manipulação de conteúdo pode ficar passível de punição com pena de dois meses a um ano de prisão, além do pagamento de multa.

Agências de checagens

Ainda de acordo com o TSE, agências de checagem devem assinar acordos de cooperação com o tribunal o poder de classificar conteúdos como falsos, verdadeiros ou descontextualizados.

Audiência pública

A audiência pública deve ser realizada entre os dias 23 e 25 de janeiro, sob comando da ministra Cármen Lúcia, responsável por presidir o TSE durante o período das eleições municipais de outubro, que devem eleger prefeitos e vice-prefeitos, além de vereadores.

Fábrica Social ganha nova unidade no Sol Nascente, com capacidade para 500 alunos

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Fábrica Social ganha nova unidade no Sol Nascente, com capacidade para 500 alunos

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...