SES-DF e Fiocruz Brasília promovem Feira de Soluções para a Saúde

A Feira acontecerá entre os dias 27 e 29 de novembro de 2023

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e a Fiocruz Brasília realizarão, entre os dias 27 e 29 de novembro de 2023, a 6ª edição da Feira de Soluções para a Saúde. O evento acontecerá no Millenium Convention Center, no clube da Ascade e terá como tema a Transformação Digital na Saúde. A feira tem patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

O objetivo da feira é apresentar propostas de soluções para a saúde nos eixos social, tecnológico e de serviços, e que aproximem o universo científico de outros produtores de conhecimento do tema. O evento reunirá especialistas e entusiastas da área de saúde para promover parcerias institucionais de ciência, tecnologia e inovação, identificar atores e tecnologias regionais, e estimular a aplicação do conhecimento científico na busca de soluções para desafios em saúde no âmbito do Distrito Federal.

A programação do evento inclui palestras, oficinas, workshops, seminários, rodas de conversa, simpósios, mesas de negociação (pitches), apresentação de pôsteres, hackathon, além dos estandes de parceiros e apresentações das soluções.

A Feira de Soluções para a Saúde tem público de profissionais, gestores da saúde; pesquisadores; trabalhadores do setor saúde, da cidade, do campo e da floresta; movimentos sociais organizados e estudantes, e contará com a participação de institutos de financiamento e de fomento à pesquisa, instituições e institutos de pesquisas, empresários, empreendedores, representantes de associações e do setor produtivo de fármacos, medicamentos, equipamentos, diagnóstico e gestores da saúde.

A realização da Feira de Soluções para a Saúde conta com o apoio de instituições como Ministério da Saúde, Governo do Distrito Federal (GDF), Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs), Universidade do Distrito Federal (UnDF), Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) e Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF).

Hackatona

Como parte da Feira de Soluções para a Saúde, a Fiocruz irá realizar a Hackatona: Inovação na transformação digital em saúde para o enfrentamento da Covid-19 e suas consequências, que busca selecionar e desenvolver propostas de inovação aberta que apresentem produtos, serviços e/ou processos, para prover à sociedade do Distrito Federal soluções digitais relacionadas à transformação digital na saúde para o enfrentamento a pandemias como da Covid-19 e seus efeitos diretos ou secundários. O edital será lançado em breve.

Histórico

Com público participante estimado em mais de oito mil pessoas, as diferentes edições da Feira de Soluções para a Saúde já fazem parte do calendário institucional da Fiocruz.

A primeira Feira de Soluções para a Saúde foi realizada em 2017, na Bahia, com foco no enfrentamento do zika vírus. A partir da primeira edição, outras questões de importância sanitária foram tema do evento. Em 2019, no Rio Grande do Sul, com foco em Saúde Única para territórios saudáveis e sustentáveis, e no Ceará, com o tema da Saúde Digital para Territórios Saudáveis e Sustentáveis. A quarta edição, em formato virtual, em 2020, deu destaque para soluções em meio à pandemia de Covid-19. Ano passado, em Natal (RN), a Feira foi específica para questões da agricultura familiar.

Vice-procurador-geral eleitoral defende inelegibilidade de Arruda no TSE

Por Kleber Karpov O vice-procurador-geral eleitoral Alexandre Espinosa Bravo Barbosa...

Lula defende soberania e critica ingerência externa na ONU

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Operadores de segurança monitoram hospitais e UPAs do DF em tempo real para coibir crimes

Por Kleber Karpov Operadores da central de monitoramento da rede...

Novas regras amplia acesso à doação de sangue no país

Por Kleber Karpov Gestores do Ministério da Saúde publicaram, nesta...

Luiz Fux assume relatoria de ação sobre registros de Viviane Barci, esposa de Moraes no Senado

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Destaques

Vice-procurador-geral eleitoral defende inelegibilidade de Arruda no TSE

Por Kleber Karpov O vice-procurador-geral eleitoral Alexandre Espinosa Bravo Barbosa...

Lula defende soberania e critica ingerência externa na ONU

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Auditores fiscais fixam prazo para troca obrigatória de sistema da nota fiscal no DF

Por Kleber Karpov Auditores fiscais da Receita Federal e do...

Operadores de segurança monitoram hospitais e UPAs do DF em tempo real para coibir crimes

Por Kleber Karpov Operadores da central de monitoramento da rede...