27.5 C
Brasília
27 abr 2024 16:45


Servidores do hospital de Santa Maria são homenageados em aniversário de 15 anos da instituição

A solenidade foi realizada no auditório do Hospital

Em sessão solene na manhã desta terça-feira (2), a Câmara Legislativa comemorou os 15 anos do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) no auditório local. O autor da homenagem, deputado Jorge Vianna (PSD), enalteceu o profissionalismo e o comprometimento dos servidores do HRSM, que tanto contribuem para a saúde da população e a qualidade dos serviços prestados pelo hospital. O distrital recordou os difíceis momentos da pandemia de Covid-19, quando “o hospital se transformou em campo de batalha, com UTI superlotada”. Desde então, a sociedade passou a enxergar o papel do profissional de saúde, pontuou.

Por outro lado, Vianna citou as sequelas e os adoecimentos causados pelo estresse diário enfrentado por esses profissionais no exercício do trabalho. Ele defendeu políticas públicas voltadas à valorização dos profissionais de saúde, especialmente às “corajosas mulheres”. O deputado citou suas contribuições para o HRSM, via emenda parlamentar, a exemplo da recente destinação de R$ 300 mil para compra de equipamentos odontológicos, ao anunciar novas emendas para o hospital. Vianna acrescentou que irá continuar defendendo, junto ao Executivo, a inclusão dos servidores no plano de saúde e o aumento do auxílio alimentação.

Em nome do Instituto de Gestão Estratégica (Iges-DF), órgão responsável pela gestão do HRSM, o diretor-presidente Juracy Cavalcante Lacerda Júnior saudou a equipe do hospital pelos 15 anos. Para ele, trata-se de um “hospital de referência graças à dedicação e propósito de cada servidor todos os dias”.  Lacerda garantiu que a atual diretoria irá atuar por melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde.

Também cumprimentou os servidores o representante da Secretaria de Saúde do DF (SES), Thiago Martins. “Vocês estão de parabéns não só pelo dia de hoje, mas por tudo que vocês fazem pela saúde da população”, afirmou. Por sua vez, o superintendente da região de saúde sul da SES, Willy Silva Filho, observou que o HRSM muitas vezes opera com o triplo da lotação e é a principal porta de acesso na linha materno-infantil da região.

Ao agradecer a homenagem, a superintendente do HSM, Eliane Abreu, destacou que o hospital é o segundo maior do DF, “equipamento porta aberta para toda região sul”. Como enfermeira, ela exaltou a “força, empenho, dedicação e entrega de cada um” dos profissionais de saúde. Como projeto de trabalho, Abreu assinalou que o hospital almeja ser o centro de imagem da região.

Ressonância

Pelo Conselho de Saúde de Santa Maria, Denise Bastos elencou os problemas enfrentados pelo HRSM e pleiteou equipamento de ressonância e tomógrafo para o hospital. Entre outros participantes e autoridades locais que cumprimentaram os servidores do HRSM, o administrador regional de Santa Maria, Josiel Penha Neto, salientou que o hospital atende não apenas a população da cidade, mas também moradores do Entorno que buscam o HRSM pela qualidade do atendimento.

Ao término do evento, transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com transmissão simultânea em Libras, foram entregues moções de louvor a profissionais do HRSM pelos serviços prestados à população do Distrito Federal.

Referência

O HRSM é referência no Entorno Sul do Distrito Federal, atende uma população estimada de um milhão de habitantes. Incluindo as consultas com equipe multiprofissional, entre janeiro e novembro de 2022, realizou 89.330 procedimentos e ao longo de 2022, o ambulatório do HRSM e a especialidade de Ortopedia totalizou 39.737 procedimentos. Referência em partos de alto risco, o HRSM conta com UTI Neonatal e Maternidade. Na UTI Neonatal, foram 24.066 procedimentos, somados os de fisioterapia, terapia ocupacional e serviço social. Já no centro obstétrico, no ano passado, foram realizados 3.721 partos.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever