27.5 C
Brasília
27 abr 2024 16:58


Câmara Legislativa realiza solenidade para abrir as comemorações do mês da enfermagem

A iniciativa é da deputada Dayse Amarilio

A Câmara Legislativa realizará sessão solene nesta quarta-feira (3), às 10h, no Plenário da Casa, para celebrar a abertura do mês da enfermagem. A autora da iniciativa, deputada Dayse Amarilio (PSB), frisou que “a enfermagem tem feito muito pela saúde pública e privada do Distrito Federal e comemorar o seu mês, em uma sessão solene na ‘Casa do Povo’, é algo absolutamente merecido”. Durante a solenidade, serão entregues moções de louvor para profissionais da enfermagem “que fazem a diferença” e para famílias de profissionais da área que acabaram falecendo em decorrência da Covid-19.

Para Dayse Amarilio, que é enfermeira, a sessão evidenciará o papel desses profissionais: “ Nosso objetivo com a realização do evento é promover a conscientização sobre a enfermagem, destacar as realizações e contribuições dos profissionais dessa área e abordar questões relevantes para a profissão”.

No Brasil, a Semana da Enfermagem começa no dia 12 de maio, que é o Dia Internacional do Enfermeiro e aniversário de Florence Nightigale, considerada a fundadora da enfermagem moderna. A semana se estende até 20 de maio, Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, data da morte de Ana Neri.

Foram convidados para a solenidade a Secretária de Saúde (SES), Lucilene Florêncio; o presidente do SindEnfermeiro DF, Jorge Henrique de Sousa; a diretora do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem, Josy Jacob; a enfermeira que atua na SES como enfermeira de Família e Comunidade, Karine Rodrigues Afonseca; a doutora e mestra em Ciências da Saúde, Jacinta de Fátima Sena da Silva; a diretora do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde e especialista na área da enfermagem dedicada à saúde mental, Sônia Barros; o chefe de enfermagem da Emergência da Câmara dos Deputados e sócio fundador do Preparatório EnCurso Saúde, Marcos Wesleyde Sousa Feitosa e a enfermeira Ester Giraldi Dias.

SourceCLDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever