21.5 C
Brasília
26 abr 2024 01:40


Brasil tem 3.100 casos confirmados de infecção por monkeypox

País tem oito unidades de referência que fazem o diagnóstico

Por Kleber Karpov

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), de terça-feira (16/Ago), o Brasil contabiliza um total de 3.100 casos confirmados de infecções por monkeypox.  Levantamentos esses possíveis após a realização de 8.850, nos 27 estados brasileiros, encaminhados aos oito laboratórios de referência para diagnóstico da varíola, espalhados pelo país.

Das oito unidades de referência, que realizam o diagnóstico, quatro laboratórios centrais de Saúde Pública (Lacen) estão localizados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Em relação as outras quatro unidades de referência nacional, duas são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro e no Amazonas; uma da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e uma no Instituto Evandro Chagas, no estado do Pará.

Expansão

Em entrevista à Agência Brasil (16/Ago), o coordenador do Laboratório de Virologia Molecular da (UFRJ), Amilcar Tanure, defendeu a ampliação do número de testes e de laboratórios aptos a realizar a testagem para diagnóstico da doença.

“Eu acho que tem que aumentar isso, para que os pacientes tenham mais acesso. Além disso, como o vírus está dando lesões não tão exuberantes, a recomendação é que pessoas que desconfiem que seja varíola dos macacos procurem atendimento médico, uma unidade de pronto atendimento, e vão se testar”.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em entrevista ao programa Voz do Brasil (12/Ago), todos os laboratórios centrais de saúde pública devem estar aptos a realizar o teste do tipo RT-PCR para detecção do vírus da monkeypox, até o final de agosto.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever