17.5 C
Brasília
26 abr 2024 07:17


Curso gratuito forma candidatos a cargos do Legislativo nas eleições de 2022

Iniciativa é desenvolvida pela Comunitas em parceria com o RenovaBR

O ano de 2022 será importante para ditar o futuro da política brasileira, que vem enfrentando desafios que não são resolvidos há séculos. Com o compromisso de levar qualificação ao debate público a reabilitação da classe política junto aos eleitores passa necessariamente por um melhor preparo dos incumbentes para as funções que deverão desempenhar após eleitos, a Comunitas e o RenovaBR se uniram para criar, pela primeira vez, um curso aberto e gratuito com foco em quem pretende se candidatar nas eleições deste ano para o Legislativo, o Políticas Públicas e os Desafios Nacionais. A iniciativa visa atrair cerca de 10 mil usuários de todo o Brasil e possui vagas limitadas.

Reconhecidas no mercado pelo intenso trabalho na qualificação de lideranças públicas no exercício de seus mandatos por meio de uma série de atividades, a Comunitas e RenovaBR são organizações que vem buscando o fortalecimento do cenário político brasileiro. “Nós acreditamos que, quanto mais as lideranças estiverem capacitadas, mais ferramentas terão para enfrentar os grandes desafios do país. O nosso foco é que os candidatos sejam imbuídos com o espírito público, para que o Brasil entre em uma nova fase de mudanças, reforçando o entendimento de que as coisas só vão mudar de fato se construirmos essa visão de Brasil juntos”, explica Regina Esteves, Presidente-Diretora da Comunitas.

O curso Políticas Públicas e os Desafios Nacionais terá foco em três blocos distintos: “Campanhas Limpas”, “Estado, Democracia e Sociedade” e “Políticas Públicas: Quais são os verdadeiros desafios do Brasil?”. O destaque está no último bloco de conteúdo, que abordará Dados e Evidências nos temas de Finanças Públicas, Educação, Saúde, Segurança Pública e Justiça, Defesa e Soberania Nacional, Desenvolvimento Social, Meio ambiente, sustentabilidade e mudanças climáticas, Infraestrutura, Agricultura, Emprego, Empreendedorismo e Competitividade e Ciência e Tecnologia.

Ao todo, a formação terá 58 tópicos, em 11 temas diferentes, abordados por 44 professores especializados no setor. A duração é de um mês, com carga horária de 120 horas e aulas totalmente online, com audiodescrição, libras e legendas. Para fixação do material, o conteúdo ainda conta com provas e materiais complementares para cada tema. ” O RenovaBR já formou cerca de 2.000 pessoas, elegeu 175 desses alunos para cargos no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, mas esse é o primeiro curso que oferecemos sem processo seletivo. Um curso aberto a todo e qualquer brasileiro que quer entender mais sobre os desafios do nosso país. Esse é um importante passo para o avanço no processo educacional na política brasileira. Precisamos que a política seja um lugar de gente preparada, com foco na missão e competente, porque não há democracia no mundo que seja uma sociedade avançada com uma classe política completamente desacreditada”, reforça Irina Bullara, Diretora Executiva do RenovaBr.

As inscrições vão até o dia 15 de agosto e podem ser feitas de forma totalmente gratuita por meio do site www.desafiosnacionais.com.br. Para participar, não é necessário nenhum tipo de pré-requisito.

Sobre a Comunitas

A Comunitas é uma organização sem fins lucrativos, apartidária e independente que fomenta e fortalece um pacto coletivo entre setores para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Formada por uma aliança de lideranças empresariais brasileiras que se dedica a investir tempo e competência técnica, visa a melhoria das administrações públicas municipais e estaduais brasileiras. Atualmente, a Comunitas apoia 34 prefeituras e cinco governos estaduais. São mais de 200 frentes de trabalho nos temas mais diversos como finanças, saúde, educação, desenvolvimento urbano, engajamento cidadão, meio ambiente, entre outros. Confira mais em: https://www.comunitas.org/

Sobre o RenovaBR

Fundada em 2017, a escola tem quase 2.000 alunos formados, sendo 133 alunos em sua primeira turma. Desse total, 17 foram eleitos para o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas em 2018. Em 2019 e 2020, o RenovaBR ampliou seu impacto e formou 1.820 pessoas comuns de todos os estados do Brasil e, nas eleições de 2020, 154 alunos foram eleitos para prefeituras, vice-prefeituras e câmaras municipais por 25 dos 33 partidos brasileiros. Para as eleições de 2022, o RenovaBR vem preparando mais de 200 alunos que serão pré-candidatos ao Congresso Nacional e Assembleias Legislativas. Conheça todos os alunos em renovabr2022.com.br

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever