17.5 C
Brasília
26 abr 2024 05:17


2ª Marcha da Enfermagem Brasileira lota a Esplanada e marca a história da categoria

O dia 17 de agosto entrou para a história da Enfermagem. Profissionais de Enfermagem de diversos estados como Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul estiveram na Esplanada dos Ministérios para participar da 2ª Marcha da Enfermagem, que tem como objetivo pressionar o Congresso Nacional para que coloque em pauta de votação o Projeto de Lei 2.564/2020 no qual é instituído o piso salarial fixo para a categoria e amplia a carga horária.

A mobilização teve início na noite da última segunda-feira (16/08), quando alguns profissionais das comitivas de outros estados acamparam ao lado do Teatro Nacional e na manhã desta terça-feira a concentração para a Marcha teve início por volta das 8h30.

Estiveram presentes toda a direção do Sindate, diversos representantes de sindicatos, conselhos, vereadores e parlamentares como o deputado distrital Jorge Vianna, que é um dos organizadores do evento.

Ao final da Marcha, os profissionais decidiram tentar o contato com o Senado. O Senador Fabiano Contarato que é o autor do projeto esteve junto aos profissionais e afirmou: ” Quero agradecer a mobilização de vocês e deixar claro que é extremamente legítima essa apreensão para que esse projeto seja aprovado. Tivemos uma reunião de líderes na sexta-feira, foi cobrado mais uma vez, pedimos e o Senador Rodrigo Pacheco garantiu uma reunião sobre o PL ainda nesta semana.”

A diretora do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) Josy Jacob destaca: “ O movimento atingiu o seu objetivo, mobilizou a Enfermagem de todo o Brasil e ao final do ato conseguimos o contato com o Senador Fabiano Contarato. A Enfermagem está de parabéns, a mobilização foi linda e chamou a atenção do Congresso, mas precisamos reinventar a forma de lutar pela aprovação deste PL. Vamos continuar a luta, mas com inovação nas mobilizações até que o projeto seja aprovado.”

A estimativa de público da 2ª Marcha da Enfermagem é de mais de 2.000 pessoas.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever