Central de Material Esterilizado do HRC é aperfeiçoada

Unidade recebeu cinco novos aparelhos e ganhou melhorias nas instalações hidráulicas e elétricas

99
Print Friendly, PDF & Email

A Central de Material Esterilizado (CME) do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) recebeu uma ampla reforma e readequou todo seu espaço físico para a instalação de três autoclaves e duas termodesinfectoras.  Os aparelhos são utilizados para esterilizar materiais médico-hospitalares e desinfetar e lavar os produtos.

“Tais equipamentos, além de propiciar o atendimento mais ágil e em maior quantidade às unidades do HRC, trarão melhor conforto aos profissionais que atuam no setor”, explica a superintendente da Região Oeste de Saúde, Lucilene Florêncio.

“A obra contemplou serviços como adequação das instalações elétricas e hidráulicas, bem como pintura e revestimento das áreas afetadas, além de uma pequena ampliação da área limpa da CME e remanejamento do depósito de material de limpeza, que dá suporte à unidade”, enumera a gestora.

Publicidade

Além disso, foram feitos outros reparos igualmente necessários, como a manutenção da central de ar-condicionado, a reforma dos armários de apoio, troca de portas e da pia que dá suporte à área suja.

Central já opera com capacidade ampliada desde maio

Enquanto a obra estava sendo executada, os materiais do HRC eram esterilizados nos hospitais regionais de Brazlândia e de Samambaia, para não prejudicar o funcionamento da unidade. Desde o fim da reforma, em maio, a CME está em pleno funcionamento.

Os equipamentos

A autoclave, de forma genérica, é um equipamento que impacta diretamente a produção do centro cirúrgico. Serve para esterilizar todos os instrumentos e materiais de uma unidade hospitalar. Qualquer impedimento ou limitação reflete no centro cirúrgico.

A CME é uma unidade de apoio técnico a todas as unidades assistenciais, sendo responsável pelo processamento de artigos hospitalares, como instrumental, roupas cirúrgicas, etc. Esse processamento envolve a limpeza, o preparo do artigo e da carga de esterilização, a esterilização, a guarda e distribuição dos artigos a todas as unidades consumidoras da instituição.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorHospitais de campanha do DF contam com simulação realística para lidar com a covid-19
Próximo artigoDoar leite materno é um gesto de amor que salva vidas