24.5 C
Brasília
26 abr 2024 12:01


Depois de Ibaneis, Celina Leão, secretário de Comunicação e até Política Distrital são alvos de ações de hackers

Secretário de Comunicação deve registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil

Por Kleber Karpov

Ações e hackers colocam classe política do DF em sinal de Alerta. Nos últimos 10 dias, a deputada federal, Celina Leão (PROGRESSISTAS), o secretario de Estado de Comunicação do DF (SECOM), Wellington Moraes (Veja Aqui) e até este articulista, do site de notícias, Política Distrital (PD), foi alvo de ação desses criminosos.

Celina Leão

Em 18 de março, o editor de PD recebeu uma ligação, originada no número (61) 9.9874-2601, as 16h38 (Horário de Brasília), em que um homem, se identificou como assessor da deputada federal, Celina Leão. Segundo o criminoso, a deputada realizaria uma live com alguns jornalistas, na noite de 23 de março. Segundo a pessoa, por se tratar de uma reunião fechada, seria necessário informar o e-mail, a ser cadastrado no site onde aconteceria a live, informação essa repassada por este articulista e que para tanto seria necessário confirmar um código encaminhado por SMS.

Ainda durante a ligação, as 16h41, PD recebeu um SMS, do Whatsapp Business, com informação que o serviço iniciou registro em outro aparelho. No mesmo instante, o criminoso, solicitou a este articulista que acessasse o e-mail, para verificar o convite. De fato, uma mensagem chegou pelo correio eletrônico, as 16h42. Porém, estranhamente, também do Whatsapp, com link para desabilitar as duas etapas de verificação da referida conta.

Na ocasião, este articulista informou que verificaria depois o e-mail e faria contato com a assessora de comunicação da deputada e, prontamente, o ‘assessor’ desligou o telefone, sem sequer se despedir.

Este articulista fez contato com a assessora de comunicação, da deputada, Celina Leão que confirmou haver a tentativa de golpe, aplicada a várias pessoas.

Wellington Morais

No sábado (27/Mar), o secretario de Comunicação do DF, apontou ao Metrópoles, a clonagem do celular, por ação de hackers. Moraes afirma que percebeu a invasão depois de ser alertado por amigos: “Foi um susto, vou registrar um boletim de ocorrência”, disse.

Segundo o secretário, que deve registrar Boletim de Ocorrência, uma mensagem que sugere a realização de uma petição popular para realização da CPI da Saúde, foi disparada criminosamente, associada ao chefe da Comunicação do GDF.

Ibaneis

Em janeiro desse ano, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), também foi alvo da ação de criminosos. Embora não fosse caso de clonagem de telefones, um estelionatário utilizou o nome do governador, sob argumento de ter mudado o número do telefone, para pedir dinheiro a pessoas do convívio do chefe do Executivo local.

A única vítima registrada na ocasião, foi a ex-esposa de Ibaneis que transferiu R$ 3,7 mil ao bandido. Segundo investigações da Polícia Civil do DF (PCDF), conforme o delegado de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), Giancarlos Zuliani, se tratava de membro de facção criminosa. “Já foi condenado e pegou muitos anos de cadeia”, explicou.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever