24.5 C
Brasília
26 abr 2024 11:23


Covid-19: Usuário do Instagram filma ao menos seis ambulâncias na UPA de Samambaia

Usuário chama atenção de negacionistas que ignora riscos de contaminação pelo Coronavírus

Por Kleber Karpov

Um video publicado, na noite de segunda-feira (8/Mar), por um usuário da rede social Instagram do Samambaia News (Veja Aqui), impressiona e dá a exata noção dos riscos da contaminação por coronavírus (Covid-19), no DF. Em uma gravação panorâmica, na entrada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Samambaia, é possível contar ao menos 6 ambulâncias, algumas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Embora não seja possível identificar se as ambulâncias, de fato, transportavam pacientes com Covid-19, o alerta do usuário do Instagram, chama atenção dos céticos, em relação aos riscos da infecção do coronavírus.

No vídeo, o usuário faz o alerta, aos céticos em relação ao perigo da disseminação do coronavírus. “Galerinha, para quem não acredita em covid, UPA Samambaia, nesse exato momento”, frisou.

Com uma taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva nos hospitais públicos do Distrito Federal é de 95,4%, nesta terça-feira (9/Mar), foi publicado decreto de calamidade pública, do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), em vigor, durante o período de duração da pandemia no DF. Isso, segundo Rocha, dado o “risco iminente de superlotação das UTIs e unidades hospitalares“.

Casos

Nesta terça-feira (9/Mar), dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), apontam um total de 1.008 registros de pessoas infectadas pelo Covi-19 e 23 óbitos. Com isso, o DF ultrapassou a marca de 5 mil mortos (5.002), além de contabilizar 309.547 registro de contaminações.

Os dados apontam ainda um aumento para 16,4 da média móvel de óbitos por Covid-19 no DF. Número esse que, comparado com indicador apurado há 14 dias, registra um aumento de 57,5% nas mortes de pessoas.

Assustador

Jorge Vianna durante fiscalização no HRAN – Foto: Ascom Jorge Vianna

Durante reunião da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), da Câmara Legislativa do DF (CDFL), o vice-presidente da CESC, deputado Jorge Vianna (Podemos), classificou de assustador, ao relatar a fiscalização realizada no  do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e o drama enfrentado por pacientes e servidores, ao conviver com o combate diário do Covid-19 na unidade de saúde.

“Em vinte anos na Secretaria de Saúde, nunca vi o HRAN como hoje, com lotação máxima em torno de uma especialidade, situação de assustar até os mais experientes.”, disse ao sugerir a destinação exclusiva, de alguns hospitais da SES-DF, para o tratamento de pacientes internados com Covid-19.

O deputado sugeriu ainda, a liberação de emendas parlamentares do Programa de Descentralização Progressiva de Ações de Saúde (PDPAS), recurso esse destinado à compras emergenciais de suprimentos hospitalares.

Falta de EPIs

Com desabastecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a ação solidária da sociedade civil organizada realiza campanha para tentar levantar recursos e ajudar o HRAN.

Em campanha, Grupo Mulheres do Brasil, lembra que “O sistema de saúde pública do DF colapsou e o privado lotou”, na chama da campanha de arrecadação para doação emergencial de material de EPI, a ser destinado aos profissionais de saúde do HRAN.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever