19.5 C
Brasília
26 abr 2024 10:50


Jorge Vianna quer fortalecimento do entorno e mais mulheres na política

Deputado pretende mobilizar parlamentares no Congresso Nacional para dar suporte às regiões do Entorno

O deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), participou, na última semana, dos lançamentos de campanhas dos candidatos as prefeituras dos municípios goianos de Luziânia, Águas Lindas de Goiás e Água Fria de Goiás. Durante lançamentos de campanhas a candidatos a prefeitos, Vianna apontou a necessidade de haver mais mulheres na política, além de se comprometer em buscar apoio, junto no Congresso Nacional e ao Governo do Distrito Federal, para ajudar a melhorar o desenvolvimento de cidades do entorno do DF.

Mulheres na Política

Ao aclamar a candidatura da professora Edna Aparecida (PODEMOS), à prefeitura de Luziânia, cidade a cerca de 40 quilômetros da capital federal, na terça-feira (15/Set), Vianna destacou a importância de haver mais mulheres na política. “Eu fiquei muito feliz quando Cristian [Viana], que é presidente do Podemos em Brasília, lá atrás falou: – Olha Jorge, estamos com uma grande possibilidade de ter uma mulher, do Podemos, como prefeita. Eu disse, puxa, que legal. Lembrando que a nossa presidente [Nacional] do Podemos é mulher, a Renata [Abreu]. Então você vê que o empoderamento feminino está começando na política. Nós temos que dar esse apoio, porque não é fácil para elas.”.

Ao ratificar a necessidade de haver mais mulheres na política, Vianna lembrou que é egresso da saúde, profissão essa, em grande maioria, composta por profissionais mulheres. O deputado falou da necessidade de se combater a discriminação e o preconceito, em relação a atuação feminina na política.

“Existe toda uma discriminação, um preconceito em relação as mulheres na política e temos que acabar com isso. Pois sou enfermeiro, sou técnico em enfermagem e trabalho na profissão que é predominantemente de mulheres, e quem toca, literalmente a saúde no Brasil, eu posso dizer que são as mulheres. E tocam muito bem. Não só a saúde como outros áreas.”, disse ao observar a importância de Luziânia ter uma prefeita.

Outro exemplo de fortalecimento de candidatura feminina, por parte de Vianna, ocorre com o apoio a candidata, Virgínia Castro (PROGRESSISTAS), candidata a prefeitura do município de Água Fria de Goiás (GO). “Não tenho a menor dúvida que Água Fria de Goiás será muito bem representada e assistida com a eleição da candidata Virgínia Castro. É uma pessoa extremamente competente, de fácil diálogo e extremamente sensível com questões sociais e com as comunidades mais carentes de Água Fria de Goiás.”, disse.

Fortalecimento do entorno

Também durante o lançamento da campanha, do médico Lucas Antonietti (PODEMOS), na quarta-feira (16/Set), candidato a prefeitura do município de Águas Lindas de Goiás, Vianna observou que a população de Águas Lindas de Goiás, considerada cidade dormitório de pessoas que trabalham no DF, foi segregada da capital do país e que a saúde pública é uma das maiores demandas da comunidade local.

“Nós temos que trazer empresas, em Brasília, os impostos e o metro quadrado é muito caro e assusta os empresários. Mas eles querem se instalar próximos de Brasília e eles estão indo para Valparaíso, Luziânia e nós temos um empreendedor aqui que sobe falar com o empresário. Então temos que trazer os empresários e gerar um cinturão, de empresas e indústrias, para geração de empregos aqui para vocês.”, disse.

O deputado, que tem carta branca, por parte do PODEMOS nacional, para dar apoio aos candidatos do partido, no entorno do DF, também se comprometeu em buscar recursos para Águas Lindas de Goiás, por meio de articulação com parlamentares do Congresso Nacional, além do próprio GDF.

“E pode contar comigo que enquanto estiver no parlamento, eu vou brigar por vocês. Por que vocês pagam os nossos impostos, para nós de Brasília e nós não podemos fechar as portas para vocês.”, destacou Vianna.

Prefeito Bonito

Durante o evento, Vianna chamou o candidato de bonito, direcionado as lideranças femininas presentes no lançamento do candidatura de doutor Lucas, à prefeitura de Águas Lindas de Goiás. Na ocasião, o deputado observou “quando eu cheguei, fui recebido por essas senhoras aqui. Quem vai tocar e ser o fiel da balança de sua campanha, são as mulheres que vão decidir as campanhas de Águas Lindas [de Goiás]”.

Jorge Vianna e o candidato a prefeitura de Águas Lindas de Goiás, Doutor Lucas – Foto: Wilter Moreira

Fala essa que se tornou objeto de especulação, por parte da imprensa. Porém, Vianna esclareceu o contexto, além de refutar a possibilidade de ter praticado ato machista, no pronunciamento.

“Achei estranho pois no dia anterior havia falando da importância de termos mais mulheres na política e do papel imprescindível e de excelência que têm, por exemplo, na saúde de onde sou egresso. E mais ainda que na minha fala, em Águas Lindas de Goiás, se tivessem publicado o vídeo, que é curto, na íntegra, fica claro que estavam me referindo as lideranças que estavam presentes. É um termo que se popularizou, na comunidade local que me apropriei, na ocasião, mas sem qualquer intenção de ofender e, tampouco, depreciar as mulheres.”, explicou Vianna.

Dados do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), apontam que nas eleições de 2016, Águas Lindas de Goiás teve um total de 88 mil eleitores. Desses, 53%, equivalente a 46 mil votantes, eram formados por mulheres.

 

Verbas para o Entorno

Ao Política Distrital (PD), Vianna esclareceu que a bancada federal do PODEMOS tem uma base forte no Congresso Nacional, o que deve possibilitar a captação de emendas destinadas ao entorno do DF, em especial, a Águas Lindas de Goiás.

Ainda segundo o deputado, outro caminho a ser trilhado, será o estreitamento de laços entre o DF e o entorno, por intermédio da Secretaria de Estado das Cidades, de modo que o GDF possa ajudar os municípios do entorno a ajudar a melhorar as condições de vida da população dos municípios vizinhos.

“Graças a Deus eu tenho carta branca da presidente nacional do Podemos, para apoiar os candidatos do entorno. Então, me comprometi a ajudar os municípios trazido recursos, fazendo interlocução com os parlamentares federais, e também estaduais do Podemos, para destinar emendas ao Entorno. Também vamos tentar tentar firmar convênios, com a Secretaria das Cidades, pois, por exemplo, na Saúde. Águas Lindas de Goiás, não faz partos no município. As mães vem ganhar seus bebês em Brasília. Então se a gente puder ajudar os municípios do entorno, certamente, nós vamos desafogar a saúde pública do DF.”, explicou Vianna.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever